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quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

DOENÇAS DECORRENTES DO ESTILO DE VIDA


Doenças do estilo de vida são doenças decorrentes principalmente da maneira de se alimentar (comer em demasiado ou dieta radical, excesso de bebida) e da maneira de viver (fumar, não fazer exercícios). Pode causar ataque cardíaco, diabete, osteoporose, derrame cerebral, entre outras doenças graves. A maioria das causas de morte em países desenvolvidos, como o Japão e até mesmo o Brasil, são doenças originadas pelo estilo de viver da pessoa.

●As seguintes maneiras de viver são os grandes causadores das enfermidades:

(1)Não dormir suficientemente
(2)Fumar
(3)Ter engordado mais de 10kg em relação aos 20 anos
(4)Beber
(5)Quase não fazer exercícios
(6)Quase não tomar café-da-manhã
(7)Sempre beliscar comida entre as refeições
(8)Tomar refrigerantes e comer doces todos os dias
(9)Quase não comer verduras
(10)Gostar de comida gordurosa
(11)Comer sempre fora
(12)Estar estressado

●Obesidade: 

A obesidade, que decorre das situações acima citadas, é um fator determinante para a pressão alta, diabete, colesterol alto, etc.
O Índice de Massa Corporal (IMC) é um índice internacional para se saber se a pessoa está no peso ideal. E é calculado da seguinte maneira: IMC=peso÷altura. Se o resultado é entre 18.5 à 25, indica que é saudável.
A barriga de homens não pode ser maior que 85 cm e de mulheres 90 cm.

●Como prevenir as doenças através da maneira de se alimentar:

(1)Comer 3 refeições balanceadas ao dia. Deve haver equilíbrio entre carbroidatos (arroz, pão, massa), verduras, frutas e ingerir em menor proporção, carnes e laticínios.
(2)Comer lentamente, aumentando a quantidade de mastigadas.
(3)Evitar utilizar gorduras saturadas, como óleo de batata e de animais. É aconselhável trocar por óleo de oliva e de salada. Ao invés de comer carne vermelha, optar por peixes, ovos e soja.
(4)Aumentar a ingestão de verduras verdes e amarelas→ espinafre, cenoura, pimentão e tomate. Aumentar a ingestão de verduras de pouca coloração→ pepino, acelga, cebola, alface.
(5)Ingerir fibras alimentares suficientemente→ algas marinhas, soja, feijão, lentilha, cogumelo, raízes.
(6)Consumir no máximo 10g de sal por dia.
(7)Comer alimentos ricos em cálcio→ queijo, leite, iogurte, peixe, grãos, tofu, vegetais de folhas e de raízes.
(8)Não comer antes de dormir.

●Como prevenir as doenças através do estilo de vida:

(1)Compensar a falta de exercícios através de caminhada. Aqueles que não gostam muito de esportes podem andar facilmente. Exercícios adequados baixam a pressão, emagrece e evita a diabete.
*Maneiras de caminhar corretamente:
・Andar mais rápido que o normal, com passadas largas.
・O ritmo deve ser o suficiente para poder conversar.
・Mais de 20 minutos por dia.
・Pelo menos 3 dias por semana.

(2)Consumo máximo de álcool→ 1 cerveja de 600ml ou 2 doses de whisky ou de aguardente. O álcool aumenta a pressão arterial, ocorrendo excesso de ingestão de energia e consequentemente aumento de peso. Pode causar também diabete, úlcera gástrica.
Fumo→ não se deve fumar de modo algum, pois é o principal causador do câncer de laringe, pulmão e esôfago, e pode espalhar para o corpo todo. Para viver saudavelmente não se pode fumar.

(3)Ter sempre maneiras de desestressar-se. O excesso de estresse contrai a circulação sanguínea aumentando a pressão sanguínea. Todos possuem uma maneira de tirar o estresse diário, como um hobby, amigos, dormir adequadamente.

(4)Fazer exames médicos periódicos. O estilo de vida de muitos anos reflete diretamente nas doenças, por isso aconselha-se a fazer exame médicos periódicos, evitando-se assim maiores imprevistos.

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