sábado, 8 de janeiro de 2011

Por Mona Lisa, Leonardo da Vinci é exumado


Para esclarecer um antigo mistério, cientistas italianos pretendem exumar os restos de Leonardo da Vinci.

A ideia da equipe do Comitê Nacional de Herança Cultura da Itália é reconstruir seu rosto e descobrir se a Mona Lisa é um auto retrato do pintor.

A investigação pode dar mais algumas pistas sobre o quadro mais famoso do mundo, atualmente uma das principais atrações do Museu do Louvre, em Paris.

Segundo reportou a Times Online, a França pode dar autorização para que a tumba seja aberta ainda este ano. O renascentista estaria enterrado no Vale do Loire, onde morreu em 1519 aos 67 anos.

O primeiro passo será autentificar o esqueleto com datação de carbono e testes de DNA de ossos e dentes. Esse material genético será comparado ao de seus descendentes conhecidos, enterrados em Bologna, na Itália.

Os estudos também poderão revelar muito sobre um dos homens mais influentes da história. Será possível descobrir, por exemplo, se Leonardo morreu de doenças como sífilis ou tuberculose, enfermidades que deixam marcas nos ossos. Esses testes podem mostrar também se ele sofreu envenenamento por pigmentos tóxicos, como muitos artistas contemporâneos a ele.

A identidade de Mona Lisa é debatida há séculos. Alguns afirmam se tratar de um auto-retrato, outros, de uma imagem de sua mãe. O outro nome pela qual ela é conhecida, La Gioconda, no entanto, vem de uma terceira versão: ela seria Lisa Del Giocondo, esposa de um rico comerciante italiano.

A igreja na qual Leonardo foi enterrado foi destruída após a Revolução Francesa, em 1789. Os restos foram re-enterrados na pequena capela de Saint-Hubert em 1874. A inscrição presume que ela seja de da Vinci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário