terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Toyota anuncia desenvolvimento de novo motor elétrico


Fabricante japonesa quer diminuir dependência da China e reduzir custos.
Marca trabalha em um veículo totalmente elétrico para os EUA até 2012.

A Toyota, fabricante do carro híbrido Prius, está desenvolvendo um novo tipo de motor elétrico para cortar sua dependência de metais e reduzir custos.

A nova tecnologia ajudará a libertar a montadora número 1 do mundo da dependência da China, que produz 97% das matérias-prima para produtos de alta tecnologia, incluindo a atual geração de motores híbridos da marca japonesa.

No final do ano passado, Pequim bloqueou as exportações de metais exóticos para o Japão depois de um incidente diplomático, o que tem forçado alta nos preços.

"A Toyota está sempre procurando uma redução dos recursos e em termos de custos", disse o porta-voz da empresa, Paul Nolasco. A empresa não divulgou nenhuma utilização específica ou cronograma para o novo motor, disse ele.

Toyota aposta há anos na tecnologia híbrida e afirmou em 2010 que começará a vender um veículo totalmente elétrico em 2012 nos EUA, Japão e Europa. A empresa também está trabalhando em um veículo utilitário esportivo elétrico de luxo com a fabricante Tesla.

Apesar de retomar a exportação, a China está reduzindo gradativamente o envio de matéria-prima para outros países. Neste ano, a cota de exportação foi reduzida em 30% em comparação com 2009, para 24.280 toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário