sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Ruído de trânsito aumenta risco de derrame, aponta pesquisa


Uma pesquisa feita com mais de 50 mil pessoas demonstrou que o risco de derrame aumenta 14% a cada 10 decibéis de barulho de trânsito a mais ouvidos por qualquer pessoa.

Em idosos com mais de 65 anos a situação é ainda pior. Entre esta faixa etária, o risco sobre para 27% a cada 10 decibéis a mais de ruído.

Volumes acima de 60 decibéis também alteram a proporção risco/decibel. Uma rua movimentada, por exemplo, tem cerca de 70 e 80 decibéis de ruído em média.

O estudo revisou históricos médicos e de residência de 51.485 pessoas que participaram da pesquisa Dieta Dinamarquesa, Câncer e Saúde, realizada em Copenhague e arredores entre 1993 e 1997.

Um total de 1.881 pessoas sofreu derrame neste período. Segundo o estudo, 8% de todos os casos de derrame e 19% destes casos registrados em pessoas acima dos 65 anos poderiam ser atribuídos ao barulho do trânsito.

A relação estaria na diminuição a qualidade de vida, já que o ruído interferiria no sono, trazendo consequências como a elevação da pressão sanguínea e a frequência cardíaca.

Fonte: http://www.band.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário