Google+ Followers

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Brasileiros aprendem a lidar com estresse


A organização sem fins lucrativos Serviço de Assistência aos Brasileiros no Japão (Sabja), realizou no centro comunitário de Azabu, em Tóquio, uma palestra e workshop sobre saúde emocional. A psicóloga Sandra Caselato deu dicas práticas de como lidar com estresse pessoal e familiar.

Segundo a diretora-presidente do Sabja, Sônia Marie Tsushima, a boa repercussão das palestras ministradas em Matsumoto e em Hamamatsu e também a necessidade na parte de suporte emocional das famílias brasileiras – problema que cresceu com a crise econômica – foram as razões para a realização das palestras em todo o Japão a partir de agora.

A origem do estresse, o reflexo da saúde emocional na saúde física, inteligência emocional, relacionamento com as pessoas, equilíbrio emocional, foco de pensamentos, foram alguns dos tópicos abordados pela palestrante.

Os participantes responderam um teste para saber o nível de estresse, aprenderam um exercício de coerência cardíaca e puderam fazer perguntas. A inteligência emocional foi um dos tópicos que mais chamou a atenção durante todo o workshop.

“É importante lembrar que a inteligência emocional pode ser aprendida, diferente do QI que se mantém quase o mesmo durante a vida inteira. Podemos sempre aprender e melhorar as nossas habilidades", lembrou a psicóloga.

Para Sandra, o resultado da palestra/workshop foi acima do esperado. "Os participantes se envolveram, compartilharam experiências pessoais e contribuíram. Pessoas de diversas áreas e formações que mostraram interesse cada vez maior sobre saúde emocional."

Segundo Ellen Segawa, de Saitama, as pessoas aqui no Japão deveriam ter mais acesso a informações sobre a saúde emocional. Ela diz que, devido ao ritmo acelerado de vida, a maioria das pessoas não foca o assunto como deveria ser tratado. Ellen também gostou muito da forma com que a psicóloga conduziu a palestra.

“Achei excelente, muito clara e objetiva, com exemplos fáceis de entender. Eu creio que todo o aprendizado de hoje vai comigo para todo o lugar, foi muito bom adorei ter participado."

Fonte: Alternativa Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário