quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Pássaro pré-histórico usava asa como nunchaku, diz estudo


Um pássaro que viveu há cerca de 10 mil anos pode ter usado suas asas de um jeito incomum. Analisando ossos encontrados na Jamaica, paleontologistas da Universidade de Yale e do Instituto Smithsoniano, nos EUA, descobriram que uma ave do gênero Xenicibis, da subfamília dos pássaros íbis, tinha a ponta da asa presa por uma junta, como se fosse uma mão. Para se defender, o bicho balançava e atingia o adversário com essa parte do corpo, como se fosse um nunchaku – arma oriental formada por dois bastões e uma corrente.

O pássaro era um pouco maior que uma galinha, não voava e tinha formato similar a outros membros dos íbis (aves de pernas finas e bico longo), exceto por suas asas, que incluíam um osso grosso e curvo na ponta. “Essa foi a primeira dica que tivemos de que as asas ainda eram usadas para alguma coisa”, afirma Nicholas Longrich, um dos líderes do estudo.

Entre os ossos que analisaram, os pesquisadores encontraram duas evidências de combate, incluindo um osso da ponta da asa fraturado e um osso do braço de um centímetro de espessura quebrado ao meio. Para Longrich, o estrago seria a prova da força que os bichos eram capazes de produzir com suas asas especializadas.

Fonte: http://g1.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário