sábado, 8 de janeiro de 2011

Mona Lisa tem símbolos ocultos, diz pesquisador


Em meados de dezembro, pesquisadores italianos anunciaram que a Monalisa, a mais famosa pintura do mundo, possuía mensagens secretas sob as camadas de tinta.

Nos olhos, e em outras partes do quadro de Leonardo da Vinci, estariam escondidas letras e números colocados pelo próprio pintor.

A polêmica afirmação foi feita pelo presidente do Comitê Nacional Para Preservação da Herança Cultural da Itália, Silvano Vinceti. Ao aumentar imagens da famosa pintura em alta resolução, ele diz ter encontrado, por exemplo, as letras “LV” atrás da pupila direita da Gioconda (a esquerda para quem olha o quadro de frente). As letras poderiam representar as inicias de Leonardo da Vinci.

Em entrevista à INFO Online, Vinceti falou sobre a descoberta e sobre os métodos usados pela equipe.

INFO Online- Como foi feita a pesquisa? Com fotos do quadro La Gioconda?

O início da pesquisa foi ao acaso, como acontece com muitas descobertas. Um dos nossos associados havia comprado em um mercado de pulgas uma monografia sobre a Gioconda. Sendo um amante da pintura de Leonardo, ele passou a fazer uma série de ampliações de muitas fotografias. Com ajuda de uma lupa, ele viu alguma coisa no olho e me informou de imediato. A partir desse momento, minha equipe começou a fazer uma investigação científica com a ajuda de um especialista do laboratório fotográfico.

Vocês aumentaram quantas vezes a imagem para observar seus detalhes?

A visão de detalhes não é difícil. A interpretação é que foi complicada - e continua sendo. Usamos dois óculos especiais de aumento e duas técnicas fotográficas a fim de acentuar os contrastes e fazer uma série de limpezas na imagem. Não devemos esquecer que o quadro tem cerca de 500 anos de vida - e o tempo agiu sobre ele. De acordo com a nossa reconstrução, Leonardo usou uma lupa e um pequeno pincel para poder entrar na íris do olho e escrever as letras.

Além das letras LV, quais outras letras ou números vocês encontraram no quadro?

Em primeiro lugar, devemos ter um cuidado científico para reconhecer corretamente os sinais e não podemos descartar a possibilidade de que esta primeira interpretação possa ser corrigida. O resultado das atividades do laboratório pode ser resumido da seguinte forma: no olho esquerdo, olhando para a Gioconda, existem três diferentes leituras possíveis: um B, um S, uma ou duas letras, que também poderiam ser um 3. Quanto ao olho direito, parece que a primeira percepção pode ser confirmada como um L e V escritos de lado. Deve-se levar em conta que Leonardo era ambidestro e muitas vezes escrevia com a mão esquerda, da direita para a esquerda. Ele parece ter usado este procedimento, por exemplo, nas duas letras encontradas sob o arco da ponte localizada bem no fundo da foto. Lá, se você olhar de frente, consegue ver um 72. No entanto, se girar 180º, também lê um L e um J ou um G. As duas letras poderia indicar as iniciais de Lisa Gherardini, mas outras interpretações são possíveis.

O senhor acredita que esses símbolos possam formar um "código"?

Pessoalmente não acredito que essas letras e números formem um código, mas não exclui essa possibilidade.

O senhor analisou ao vivo a MonaLisa?

Eu olhei para a Mona Lisa ao vivo e também cuidadosamente uma reprodução. Ao vivo não vimos o menos sinal (de letras e números) e acho que essa foi a intenção de Leonardo. É importante também mencionar que não se pode excluir a possibilidade remota de uma adição posterior desses símbolos, embora eu ache muito improvável.

O senhor acha que essas letras e números têm algum significado?

O Comitê e eu achamos que têm um significado preciso, mas a dificuldade é dar um sentido correto para esses sinais. Um de nossos pesquisadores está investigando o uso de símbolos e números no final do século XV e no século XVI italiano. Afinal, 500 anos se passaram e lemos as letras e os números de acordo com os significados de hoje.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário