domingo, 6 de março de 2011

Nagoya Auto Trend 2011 revela as novidades do "tuning"


Entre os amantes brasileiros da customização de carros, é muito comum utilizar a palavra “tunado” para a atividade que desenvolvem. A palavra “tunado” ainda não é encontrada no Aurélio, ela deriva da palavra em inglês “tuning”, que no português é afinar. Literalmente é o que as empresas e os felizes proprietários de carros customizados fazem. Transformam os veículos mudando várias das características originais, ao ponto de algumas pessoas não reconheceram qual é o modelo do veículo customizado.
A prática já envolve veículos tradicionalíssimos, que até pouco tempo tinham na originalidade o ponto forte, como os modelos da italiana Ferrari, dos quais alguns proprietários já aderiram à moda. A customização envolve desde a mudança na pintura, novos acessórios que dão um ar mais esportivo ao veículo, equipamentos de som sofisticados, novos faróis e luzes em diferentes partes do automóvel.
Na verdade não existe um limite fixo de até onde pode ir a customização de um carro. Atualmente de motos a caminhões, passando por qualquer tipo de meio de transporte sobre rodas pode ser customizado.

Personagens de desenhos animados


A mostra em Nagoia se destacou pela presença de veículos com pinturas de personagens de desenhos animados japoneses, característica presente principalmente em eventos no Japão. Neste sentido ganharam destaque alguns modelos Honda NSX, veículo que ficou famoso no Brasil n época em que o piloto Ayrton Senna possuía um.
Um Nissan Fuga também chamou a atenção com uma pintura especial inspirada nos desenhos animados. Da marca Audi um veículo A6 fez sucesso pela pintura em preto brilhante dividido por camadas contrapostas.
A customização não envolve apenas os veículos de maior potência e apelo. Carros “populares” também fazem sucesso, com diversos modelos compactos da indústria japonesa desfilando beleza no evento. Tradicionais veículos para transportar a família foram transformados em carros equipados com turbo e poderosa sonorização.
A maior parte dos automóveis customizados pode facilmente dobrar o valor de mercado que possui. Alguns até ultrapassam várias vezes este valor com os equipamentos de som e outros acessórios que recebe.


Nem a polícia escapou da customização, um modelo pintado nas cores dos carros policiais japoneses era um dos mais fotografados.
Alguns dos estandes se destacaram pela ousadia e imaginação. Uma empresa de customização levou diversos carros pintados de cor-de-rosa, dentre eles destaque para uma Lamborghini SL, um Hummer e uma Limousine. O público aproveitou para entrar na Limousine e bater fotos.
Um utilitário da Cadillac destacou-se dos demais veículos por ostentar uma pintura azul que lembrava as águas do oceano. Equipado com rodas aro 30 e aparelhada com diversas telas de LCD encantava o público presente.
Lindas garotas contratadas pelos expositores deram o charme maior do evento, e por diversas vezes roubaram a cena dos veículos expostos.
Aproveitaram também o espaço algumas equipes que disputam o campeonato japonês de Gran Turismo. Além dos carros expostos, houve a apresentação dos pilotos oficiais dos times que estarão nas pistas em 2011 no certame nipônico.
Pistas de carrinhos de controle remoto, autoramas e um estande da Tomica completaram as atrações.


Fonte: Alternativa Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário