terça-feira, 15 de março de 2011

Conseqüencias do Terremoto: Problema atinge outro reator na usina nuclear de Fukushima


A Tokyo Electric Power Company (Tepco), responsável pela usina nuclear Daiichi de Fukushima, informou que o reator número 2 também está com problemas no sistema de resfriamento. O mesmo já aconteceu com os reatores 1 e 3, de um total de quatro.

Para evitar um superaquecimento, a companhia está fazendo uma perfuração na estrutura ao redor do reator para liberar vapor radioativo, mas em nível não prejudicial à saúde, segundo o governo. Mesmo assim, uma área de 20 quilômetros ao redor da usina continua evacuada.

Assim como nos outros reatores, a Tepco deverá utilizar água do mar para fazer o resfriamento. Por enquanto, segundo a imprensa japonesa, não há indícios de vazamento de combustível, o que poderia causar liberação de hidrogênio e, consequentemente, uma explosão, como ocorreu com o reator 3 na manhã desta segunda-feira.

Na explosão, cerca de 10 pessoas ficaram feridas, sendo de uma delas chegou a sofrer fraturas. A Tepco divulgou, ainda, que um funcionário da usina foi atingido por um elevado nível de radiação. Ele foi levado ao hospital depois de sentir fadiga, dor de cabeça a ânsia de vômito.

O governo insiste em dizer que os reatores da usina nuclear de Fukushima não oferecem perigo. O nível de radiação no vapor eliminado para o resfriamento dos reatores equivale a uma quantidade inferior de um exame de raio-x, segundo as autoridades.

fonte: Alternativa Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário