sábado, 5 de março de 2011

Reciclagem patrocinada


Já ouviu falar em lixo patrocinado? Com esta ideia a empresa norte-americana TerraCycle criou, em parceria com grandes companhias, uma maneira inovadora de coletar e reutilizar embalagens de difícil decomposição. Diferente da reciclagem tradicional, que destrói material descartável para transformá-lo em um novo produto, o chamado upcycling agrega valor ao que seria inutilizado sem a necessidade de qualquer processo químico.

Há nove meses atuando no Brasil, a TerraCycle estabeleceu programas de coleta com empresas como Nestlé, Kraft Foods, PepsiCo, BRFoods e Suzano. Em vez de virarem lixo em aterros sanitários, as embalagens são recolhidas e usadas para confeccionar produtos originais como relógios de parede, porta-retratos e bolsas, que podem ser encontrados no e-commerce do WalMart e no site da Gift Express.

Sem a necessidade de extrair matéria-prima do meio-ambiente e com o reaproveitamento, o upcycling reduz em 80% a emissão de CO2 na atmosfera. "O 'lixo patrocinado' é uma oportunidade única para ajudar as empresas a reduzirem seu fluxo de resíduos, além de permitir que ofereçamos aos consumidores produtos ecoamigáveis vendidos em redes de varejo a preços acessíveis", diz o fundador e CEO da TerraCycle, o húngaro Tom Szaky.

Lei do retorno

Reciclar com a TerraCycle é divertido e fácil. Basta se cadastrar no site da companhia e formar uma brigada de coleta de embalagens. Qualquer pessoa pode participar, convidando colegas de trabalho, escola, faculdade, família e amigos a fazerem parte do seu time. ONG's, empresas e instituições também são bem-vindas.

"O programa de brigadas paga R$0,02 por embalagem recolhida, além de cobrir todos os custos de envio desse material via Correios. O valor total arrecadado é dado a uma organização sem fins lucrativos escolhida pelo próprio time no momento do cadastro", explica o presidente da TerraCycle Brasil Guilherme Brammer.

Todo mundo sai ganhando com o programa de brigadas. A mãe, preocupada com o dinheiro que vai gastar nas compras do material escolar, por exemplo, deve incentivar seus pimpolhos a se juntarem à causa. Assim, as embalagens de chocolate, salgadinho ou suco consumidos na hora do recreio no ano passado podem virar lindas mochilas, cadernos e estojos para serem usados no próximo ano letivo. E por preços bem mais em conta!

Programas como este são ainda uma solução inovadora para as grandes corporações que, de acordo com projetos de lei brasileiros sobre a responsabilidade compartilhada do descarte de lixo, precisam estar atentas ao destino das embalagens de seus produtos. Além de conscientizar a sociedade sobre a questão, a TerraCycle ajuda a gerar trabalho e renda para ONG's e cooperativas de costureiras encarregadas da confecção dos novos artigos.

Um pouco de história


Presente em 11 países, a TerraCycle surgiu de uma ideia simples. Em 2001, dois estudantes da Universidade de Princeton, entre eles o atual CEO da companhia Tom Szaky, criaram uma empresa de fertilizantes orgânicos. Sem dinheiro para comprar as embalagens de seus produtos, começaram a utilizar garrafas plásticas de refrigerante encontradas no lixo para esse fim. O projeto deu certo e Tom acabou deixando os estudos para fundar a TerraCycle.

Em 2009, a empresa deu início a sua expansão global. Só no Brasil, em menos de um ano de atividade, já existem cerca de 132.000 pessoas participando das brigadas de coleta. Mais de 1.600.000 embalagens pós-consumo já foram reutilizadas no país e, aproximadamente, 10.600.000 foram recolhidas em todo o mundo, deixando, assim, de poluir o meio-ambiente.

Mas a TerraCycle não para por aí! "Temos outros projetos saindo do forno, como displays de ponto de venda feitos das embalagens coletadas. Trabalhamos ainda com uma empresa que lançou um papel sintético a partir de resíduos para ser usado em livros e outros produtos. Há também dois projetos relacionados a embalagens de cosméticos que revolucionarão o mercado, mas que ainda não podemos divulgar", conta Guilherme Brammer. Não faltam ideias criativas para quem quer transformar o planeta em um lugar melhor.

Serviços:

- TerraCycle Brasil
http://www.terracycle.com.br
No Twitter: @terracyclebr
No Facebook: TerraCycle do Brasil

Fonte: http://msn.bolsademulher.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário