Google+ Followers

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Soro da Memória do Globo Reporter


O programa Globo Repórter, da Rede Globo, exibido no último dia 28 de novembro, trouxe mais uma evidência dos benefícios que o leite de vaca pasteurizado pode trazer à saúde humana.
Desta vez, pesquisadores da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul, pesquisam o soro da memória, um líquido que pode fazer a cabeça funcionar melhor. A solução concentra componentes poderosos, uma espécie de banquete natural para os neurônios.
“Tem proteínas e lipídios. Essas substâncias, cada uma do seu jeito, atuam ajudando os neurônios a fazer suas redes. Elas atuam em um momento importante, que é a formação de sinapses, justamente quando catalisamos tudo aquilo que vimos durante o dia. Apreendemos o conteúdo durante o sono, basicamente”, explica a nutricionista Denize Ziegler, da Unisinos.
De onde vem a poção quase milagrosa? Do soro do leite. “O soro é a parte líquida do leite. As pessoas podem perguntar: 'Como, se o leite todo é líquido?'. Sim, ele é líquido, mas é a emulsão de várias substâncias dentro de um líquido. Separando a parte branca, fica a água do leite”, esclarece a nutricionista.
Ciência pura que dá para fazer em casa. Mas atenção: não é qualquer leite que carrega o segredo do soro da memória. Leite de caixinha e em pó não funcionam. De acordo com os cientistas, o processo industrial acaba com os preciosos ingredientes que agem no cérebro. A pesquisadora recomenda o leite tipo A ou o B em saquinho, ou seja, o leite pasteurizado.

TRÊS MESES
“Ele é insípido, não tem gosto. Um gole não faz grande efeito. O importante dos alimentos que servem como coadjuvantes da saúde é que eles sejam consumidos com o tempo. Estudos mostram que em três meses nota-se uma diferença na memória e no sono. Tomando meio copo antes de dormir, durante três meses, há uma diferença interessante. Você vai conseguir descansar melhor, deixar o cérebro mais tranqüilo. Em conseqüência disso, vai ter um melhor aprendizado das tarefas que realiza”, diz a nutricionista.


ANOTE A RECEITA DO SORO DA MEMÓRIA

* Para cada litro de leite, misture o suco de um limão inteiro.
* Deixe descansar de quatro a doze horas até coagular.
* Depois, separe a parte sólida da líquida com uma peneira bem fina. O que sobra é o soro da memória.
* Tome meio copo antes de dormir, durante três meses.
* Dura de três a cinco dias na geladeira. Também pode ser congelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário