sábado, 12 de fevereiro de 2011

Como adestrar seu cachorro

Ah, esses nossos amigos... Adoráveis, carinhosos e devastadores de lares. Para dar um jeito nessa rebeldia, basta um pouco de engenho. E, claro, alguns petiscos
por Nathália Braga

Não pular nas pessoas

O cachorro está incomodando? Então faça o mesmo: borrife água na direção do focinho dele (não dentro do focinho). O desconforto vai fazê-lo parar. Ou pise na coleira assim que o cão pular. Ele vai perceber que não está agradando.

Latir menos

Passeie com ele. Atividade física produz serotonina, hormônio que acalma. Se o cachorro late quando você sai de casa, crie uma distração. Como uma garrafa de plástico cheia de petiscos e furos por onde ele pesque a comida.

Não comer cocô

Cão que come fezes pode estar doente. Vá ao veterinário. Se ele estiver bem, faça-o comer um pedaço de mamão por dia. As fezes ficarão com gosto ruim. Ou distraia o bicho assim que ele terminar de fazer cocô - também ajuda.

Não roubar a comida da mesa

Crie uma armadilha com um fio de náilon: enrole uma ponta do fio em um prato e amarre a outra a uma lata com moedas. Se o bicho atacar a comida, esbarrará no fio - e o barulho da lata o assustará. Isso evitará novas investidas.

Parar de encoxar

Uma solução: bronca. Só não deve ser da vítima encoxada, porque o cão pode ficar agressivo. Se outra pessoa o recriminar, ele vai entender que fez algo errado. Já se ele encoxar os móveis, ignore. O comportamento vai sumir.

Fazer truques

Segure um petisco na frente do focinho do cão. Para que ele sente: vá levantando a mão. O cão erguerá o pescoço pra pegar a comida até cansar - e sentar. Pra que ele deite: vá abaixando a mão, até o cachorro ficar deitadinho.

Fontes Enrico Lippi Ortolani, professor da Faculdade de Medicina Veterinária da USP; Alírio Cardoso, adestrador da Roma Adestramento; Patrícia Tsapatsis, adestradora e consultora comportamental da Cão Cidadão.

http://super.abril.com.br/

6 comentários:

  1. ola, o meu nome é Bárbara e adorei as dicas funcionou sertinho mais como faser isso com os cães bravos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bárbara, acredito que você terá que ter mais paciência nesse caso...
      Mas, os passos são os mesmos.
      Abraxos

      Excluir
  2. Adorei as dicas!
    Vou fazer a garrafa com petiscos!!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas!
    Vou criar a garrafa com petiscos!
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Ola gostaria de saber como é o mercado na area de adestramento no japao se é procurado ou nao?

    ResponderExcluir