segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Lady Gaga é acusada por fãs de imitar Madonna em "Born This Way"


A música "Born This Way" mal saiu do forno e já é alvo de acusações de imitação.

Mais uma vez, os fãs (ou seriam os anti-fãs?) de Lady Gaga acusam a americana de copiar Madonna.

A comparação agora é com a música "Express Yourself", composta e gravada por Madonna em 1989.

A acusação ganhou força e chegou colocar a música "Express Yourself" nos trending topics mundiais do Twitter, ao lado da tag #bornthiswayfriday. Já nos trending topics brasileiros a tag referente à música de Gaga nem aparece mais, e "Express Yourself" é um dos termos ainda mais comentados por aqui via Twitter.

AS SEMELHANÇAS

A impressão que se tem ao ouvir "Born This Way" pela primeira é a de escutar uma música pop do início dos anos 90, o que não é novidade no repertório de Gaga (vide "Alejandro").

Aparentemente o que mais chamou a atenção do público é o tema de ambas as músicas, que fala sobre liberdade de expressão e sobre auto-estima.

No caso de Madonna, "Express Yourself" se refere ao poder feminino, à independência e ao fato de não ter que se prender a um homem. Acompanhe um trecho da letra:

"You deserve the best in life
você merece o melhor na vida
So if the time isn't right then move on
Então se não é a hora certa, siga em frente
Second best is never enough
O segundo melhor nunca é o bastante
You'll do much better baby on your own"
Você vai se dar muito melhor por conta própria"

Já Lady Gaga se dirige principalmente ao público LGBT em "Born This Way", porém o sentido de "amor-próprio" permanece:

"Don't hide yourself in regret
Não se cubra de arrependimentos
Just love yourself and you're set
Apenas ame a si próprio e você estará pronto
I'm on the right track baby
Estou no caminho certo, baby
I was born this way"
Eu nasci assim"

Além das similaridades temáticas, ambas as canções começam com a cantora falando como se estivesse se dirigindo ao ouvinte da canção. Obviamente isso não prova nada, já que este tipo de "discurso antes da música" acontece em diversas outras obras de inúmeros intérpretes.

AFINAL, AS MÚSICAS SE PARECEM?

"Born This Way" é um pouco mais agitada do que "Express Yourself" (são apenas 10 batidas por minuto de diferença) e a semelhança melódica está lá, apesar de não ser tão explícita. Está aí uma oportunidade para DJ's criarem um bom mashup.

Querendo ou não Madonna é a maior influência de qualquer cantora pop que surgiu depois de 1990, e Lady Gaga nunca escondeu sua admiração pela chamada "rainha do pop".

Se "Express Yourself" inspirou "Born This Way" cabe à própria Lady Gaga revelar, porém dizer que estas semelhanças configuram uma cópia descarada ou até mesmo um plágio é um exagero, uma acusação muito grave a se fazer.

Encontrar similaridades entre músicas pop não é "reinventar a roda". A maioria das músicas pop são parecidas, pois são direcionadas ao mesmo público. Este padrão "repetitivo" do pop não desmerece o gênero, e também acontece no rock, na música eletrônica, no pagode, etc.

No final, "Born This Way" é mais uma canção que traz elementos já utilizados anteriormente na música pop, porém ainda assim consegue manter sua identidade. Apesar de não ser a coisa mais incrível que Gaga fez, "Born This Way" provavelmente vai dar muito certo nas paradas, graças à imensa base de fãs que a artista conquistou.

Fonte: http://www.minsane.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário