terça-feira, 20 de março de 2012

Plantas que Curam: CINERÁRIA MARÍTIMA - Senecio cineraria


Descrição : Planta da família das Asteraceae. Também conhecida como moleiro empoeirado. É uma planta anual, possui folhas cinzas-prateadas, possui flores amarelas ou brancas. A cienerária marítima, que apesar do nome não vive no mar, é uma planta ornameltal, muito conhecida pelos jardineiros norte-americanos. Pode ser encontrada em serras e montanhas de clima temperado, cresce como moita e atinge até 80cm de altura

Parte utilizada: folhas, flores.

Origem : Região mediterrânea.

Princípios Ativos: alcalóides (jacobina), flavonóides, taninos, mucilagens.


Propriedades medicinais: antiespasmódica, anti-histérica, antiinflamatória, cicatrizante, descongestionante, emenagoga.

Indicações: Conjuntivite, inflamação, inchaço das pálpebras, olhos irritados e cansados, restabelecer o fluxo sangüíneo, acalmar dores. É matéria-prima de um colírio usado no tratamento da catarata, o remédio á base da planta melhora o grau de transparência do cristalino, lente natural dos olhos. Daí, ajuda a tratar a visão embaçada pela catarata.

Contra-indicações/cuidados: contém alcalóides pirrolizidínicos que são hepatotóxicos, logo é melhor apenas usar externamente.

Efeitos colaterais: o uso interno pode prejudicar o fígado.

Modo de usar:
- infusão 1 colher das de sopa de folhas e flores em 1 copo de água fervente. Tampa até amornal. Coar e aplicar sobre as pálpebras em compressas, com algodão, durante 15 minutos.
- sumo de 3 xícaras das de chá de folhas e flores frescas espremidas em 1 pano. Aplicar o suco nas pálpebras inchadas com chumaço ão. Também sobre chagas.

Fonte: http://www.plantasquecuram.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário