sábado, 24 de março de 2012

Conheça as novas máquinas de venda do Japão

Máquina com desfibrilador para emergências.

As máquinas de venda são parte da paisagem urbana do Japão. Algumas pessoas não gostam por considerarem que elas representam poluição tanto visual como material; outras apreciam sua praticidade e variedade. Os turistas, em geral, costumam guardar forte lembrança das “jidouhanbaiki” (máquina automática de venda, em tradução literal do japonês).

Uma grande variedade de produtos é vendida dessa forma: alimentos, bebida, brinquedos, utensílios etc. As máquinas mais comuns são as que vendem café, chá, suco, água e refrigerante em lata, encontradas em praticamente qualquer lugar, como ruas, lojas, museus e dentro de escritórios e fábricas.

Uma antiga crítica às máquinas é em relação ao consumo de eletricidade, já que elas permanecem iluminadas durante toda a noite. Atualmente, a situação foi agravada pela crise nas usinas nucleares causada pelo terremoto e tsunami que atingiram o nordeste do país em 11 de março. Assim, muitas máquinas estão equipadas com sensor de aproximação ou tiveram a intensidade das luzes reduzida.

A ocorrência de desastres naturais motivou outras evoluções nas máquinas. Nos grandes centros urbanos, algumas estão programadas para distribuir as bebidas gratuitamente em caso de terremoto intenso; outras contam com desfibrilador para emergências.

Fonte: http://madeinjapan.uol.com.br/

************

Aqui vão fotos de vários tipos de máquinas espalhadas pelo Japão....
Elas aceitam moedas e notas e dão o troco certinho!!!
Existem no meio da rua, ao lado do supermercado, na plataforma de trem, no ponto de ônibus e etc....
Vendem de tudo: água mineral,  café com ou sem açúcar, café com leite, chá verde, chá de limão, chá de maçã (meu predileto), sopa de milho, coca-cola, fanta laranja, leite com chocolate, pães, camisinhas, energéticos, guarda-chuva, salgadinhos, petiscos para cachorros, cigarros e etc...
Temos que lembrar também que as bebidas podem ser quentes ou geladas.
Como podem ver na imagem abaixo, a linha de cima esta azul, que significa gelada e a debaixo está vermelha, o que significa quente.







                                                                    

2 comentários:

  1. Bom dia meu amigo, quero agradecer-lhe por ter publicado este artigo que me deu a conhecer mais um pouco do Japão, pois de outro modo não ia ser possível eheheh. Olha achei o máximo várias coisas, o facto de as máquinas estarem programadas em caso de uma catástrofe distribuirem os produtos gratuitamente, e o facto de possuirem disfibriladores, isso pode mesmo salvar vidas. Adorei também haver máquinas que tem biscoitos para pets, muito original. claro que tudo tem os seus contras, como gastar muita energia, mas as tecnologias são assim mesmo, para mim achei muito positivo essas máquinas que vendem de tudo espalhadas pela cidade, amei!
    Desejo-lhe um lindo fim de semana.
    Beijinhos de Primavera.
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  2. Estou tentando através das postagens diárias, mostrar um pouco desse Japão.
    Terra que adotei como minha e que tanto amo.
    Sou sincero, a Europa deve ser deslumbrante, mas amo esta terra rs
    Fico feliz que esteja gostando.

    Beijocas

    ResponderExcluir