quinta-feira, 22 de março de 2012

Kirin, símbolo da paz e da bondade


O kirin (麒麟)é um animal mitológico com corpo de veado, cascos de cavalo, cauda de boi, escamas de peixe e um chifre semelhante ao de um unicórnio. Algumas interpretações dizem que ele tem a cabeça de leão, enquanto outras falam que é de dragão.

Presente na mitologia do Japão e da China, o kirin habita o paraíso, de onde sai para proteger os bons e punir os maus. Simboliza paz, bondade e longevidade – dizem que ele vive por mil anos.

Segundo a lenda, o kirin aparece antes do nascimento ou da morte de uma grande pessoa. Outra versão da história diz que ele anuncia a chegada de um grande sábio.

Uma conhecida fabricante japonesa de bebidas se inspirou no kirin para seu nome e também para o seu mascote, que estampa o rótulo de muitos de seus produtos.

A mitologia que envolve o kirin também foi base para o anime Jyuuni Kokki (Os Doze Reinos). A história acontece em um mundo fantástico, no qual cada um dos reinos é governado por um rei e um kirin, que pode assumir forma humana. O kirin, aliás, é quem escolhe o monarca, e depois passará a ser uma espécie de guardião.

O kirin também aparece na popular série de games Monster Hunter como um personagem muito forte, capaz de emitir descargas elétricas, mas que tem no chifre seu ponto fraco.

Curiosidade: “kirin” também significa “girafa” em japonês.

Fonte: http://madeinjapan.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário