sábado, 17 de março de 2012

Plantas que Curam: CHICÓRIA DO CAFÉ - Cichorium intybus


Descrição : Planta da família das Asteraceae. Também conhecida como almeirão, almeirão-selvagem, almeirão-silvestre, chicória, chicória-amarga, chicoria-brava. Há 2 tipos principais: a variedade de 'Brunswick' tem folhas com cortes profundos e geralmente cresce espalhando-se horizontalmente; a variedade de 'Magdeburg' tem as folhas não divididas e cresce ereta. A chicória tem as flores azuis que florescem de julho a setembro. A raiz seca e a parte da planta principalmente usada; As raizes da chicória são "forradas" durante o outono e o inverno a produzirem 2 tipos de folhas usadas como hortaliças: a c   ahico6ria propriamente dita e a endivia.. As raizes da chicória são fervidas e servidas com manteiga. As raizes também podem ser torradas e usadas para acrescentar um gosto amargo brando ao café e chás, ou usados como um substituta para o café.

Parte utilizada: folhas.

Habitat: Nativa Índia, Europa e Egito

História: Foi introduzida nas Américas no final do século 19. Cresce como uma erva daninha em climas temperados e e cultivada extensamente norte da Europa.


Princípios Ativos: cálcio, ferro, fósforo, sais minerais, vitaminas A, C, B (B1, B2, B3).

Propriedades medicinais: laxante, tônico estomacal.

Indicações: afecções do fígado e vesícula, apendicite, baço, inflamações da cavidade abdominal, rins.

Efeitos colaterais: Dermatite de contato e varias alergias foram relatadas. Uma atividade contraceptiva significativa foi ob servada em ratos femeas que foram administrados extratos ou outras fragoes de chicoria por via oral.
Em caso de calculos biliares, consulte um medico ou profissional de saude antes de usar a chicoria.

Modo de usar: consumir cozido ou cru em saladas e refogados, especialmente com alimentos "pesadas", como assados, feijão, grão-de-bico, lentilha, soja..Fonte: http://www.plantasquecuram.com.br

Um comentário:

  1. já de longa data que uso a planta chicoria, é muito boa para todas as doenças indicadas aqui,é muito boa , ok..

    ResponderExcluir