sexta-feira, 23 de março de 2012

Na mitologia japonesa, terremotos são causados por peixe gigante


Segundo o folclore japonês, no fundo do mar, sob o arquipélago, vive o Namazu, um peixe gigante. Quando ele se movimenta, terremotos acontecem.

O Namazu é um bagre, peixe escuro com grandes bigodes, de hábitos noturnos que costuma viver próximo de superfícies sólidas, no fundo de águas pouco profundas.

De acordo com a lenda, apenas o deus Kashima é capaz de controlar o Namazu, colocando uma grande pedra sobre sua cabeça. Na pedra, estão escritos os ideogramas “kaname ishi” (pedra fundamental, em português).

Outras versões da história falam de uma espada e até de um tipo de abóbora como forma de imobilizar a criatura. Porém, Kashima às vezes dorme de cansaço da vigília, então o peixe consegue escapar. O movimento, especialmente da cauda, causa o terremoto.

Como qualquer elemento do folclore, há muitas outras interpretações para a lenda do Namazu. Desde protetor de rios até elemento de crítica social, em geral, ele está associado a um período de grandes mudanças.

O Namazu foi tema de diversos ukiyo-e, xilogravuras famosas no Japão entre os séculos 17 e 19. Em muitas delas, ele aparecia como metáfora da redistribuição de renda, uma vez que, após um terremoto, os mais abastados dividiam sua riqueza com os pobres para a reconstrução do local onde viviam.

A partir do período Edo (1603-1867) e até os dias de hoje, o Namazu recebeu uma imagem mais positiva, representando o aviso de que uma catástrofe está para acontecer. Por exemplo, em placas de sinalização referentes à prevenção de catástrofes naturais e até em amuletos, é possível ver o Namazu ilustrado de uma forma mais simpática.

Fonte: http://madeinjapan.uol.com.br/

4 comentários:

  1. Não conhecia essa lenda.
    E como toda lenda tem um fundo de verdade, espero que o Deus Kashima continue controlando o Namazu.

    Beijinhos de luz.
    Lua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos esperamos amiga.
      Por aqui sempre acaba havendo uma certa tensão quando se trata de terremotos.
      Beijos

      Excluir
  2. Olá,
    Que interessante, eu adoro ler sobre mitos,lendas,folclore.
    Isto é cultura,maravilhoso.
    Passando para te deixar um grande abraço e um fim de quinta-feira com muita paz.
    Beijinhos nos seus amorecos de 4 patas.
    Até.

    ResponderExcluir
  3. Fênix,

    Sempre bom aprender e nunca há fim!!! Rs
    Obrigado.
    Beijos.

    ResponderExcluir