segunda-feira, 12 de março de 2012

Plantas que Curam: CENTELHA ASIATICA - Centella asiatica





Descrição : Da família das Umbelifereas, também conhecida como cairuqui. Planta rasteira, rizomatosa e estolonífera, formando um tapete ramoso que protege o solo da erosão. Em cada nó do rizoma saem uma ou duas folhas internas em forma de coração, de cor verde claro. As flores são brancas, pequenas, reunidas em pequenas umbelas e nascem na base da folha. O fruto é pequeno. Pode ser considerada uma erva daninha que prolifera na principalmente na região sul do Brasil, tem sabor amargo e acre. Essa planta é conhecida pelos chineses como fo-fi-tieng, constituindo um dos ramos estimulantes sem efeitos cumulativos prejudiciais. regula a dopamina no cérebro, potencializando sensações de prazer e melhorando foco e memória. Beba dois copos de chá diariamente (uma colher de centelha asiática em cada), conforme recomenda Robin DiPasquale, do setor de medicina botânica da universidade Bastyr, em Seattle. Pode ser cultivada em canteiros, de preferência em solo drenado. A colheita é feita somente das folhas sem o cabinho.


Partes utilizadas : folhas sem o pecíolo.

Habitat: E nativa do Sudeste da Ásia, índia, Sri Lanka, China, Madasgascar, Unas dos Mares do Sul, África, EE.UU. , México, Venezuela, Colômbia e Brasil.

História: A centelha foi descoberta na década de 40 do século passado por um bioquimico francos, Lepine, que isolou um alcaloide com capacidade regenerativa sobre o sistema nervoso e o sistema endocrine. Mas a planta tem sido usada por mais de 3000 anos pela população da índia, China África e ilhas do Oceano indico.lnumeros animais foram sacrificados para se comprovar o que a medicina popular e folclórico asiáticas já sabiam; A Centelha faz parte das tarmacopeias Ayurvedica, Chinesa e Homeopática.

Modo de Conservar : Secar à sombra, em lugar seco e pouco ventilado. De preferência, devem ser armazenadas em recipientes bem fechados, em local seco e arejado, ao abrigo da luz solar.

Indicação : Depurativo, cicatrizante, digestivo, anticelulite, estimula a irritação vaginal. metabolismo de gorduras e estimulante cutâneo. Anti-depressivo.

Princípios Ativo : alcalóides, saponinas, óleos essenciais, flavóides, quercetina, ácidos, açúcares, sais minerais, aminoácidos, fibras, cálcios e eferro.

Modo de Usar : Como Depurativo - em uma xícara de chá coloque Uma colher de sobremesa de folhas picadas e adicione água fervente. Abafe e deixe esfriar, tome uma ou duas xícaras de chá por dia. Como Digestivo - Coloque uma colher de sopa de folhas picadas em uma xícara de chá de álcool de cereais a 70%. Deixe em maceração por cinco dias. Coe em um pano e esprema. Tome Um colher de café, diluído em um pouco de água antes das principais refeições. Metabolismo de gorduras - Em Um xícara de chá, coloque uma colher de sopa de folhas secas picadas e adicione água fervente. Abafe, espere amornar e coe. Tome um xícara de chá, Um hora antes das principais refeições. Anticelulite, estimulante cutâneo e irritação vaginal - Coloque três colheres de sopa de folhas picadas em 1/2 litro de água em fervura. Deixe ferver por cinco minutos, espere amornar e coe. faça aplicações todos os dias, após o banho, com uma esponja esfregando a pele suavemente. Para a irritação vaginal use banhos de assento.

Superdosagem: Em doses muito elevadas pode causar cefaleia e narcose, tratamento sintomático devera ser instituído.

Efeitos colaterais: Infertilidade pode ser u deles. Irritarão tópica da pele, fotossensibilizacao da pele, dermatite de contato, eczema foram relatados com o uso de cremes dermatológicos a base de Centelha para tratam ento de queloides e outras afecções da pele (Danese e cols., 1994); Entretanto a capacidade de sensibilização da planta e muito pequena. Tais reações podem ter aparecido em função da concentração elevada de princípios ativos ou o uso excessiva; (Bilbao, 1995; Danese, 1994; Gonzalo, 1996; Hausen, 1993).

Estudos clínicos: As ações sobre a sedação do Sistema Nervoso Central: aumento do tempo de sono induzido por penhorar-lha, efeito analgésico, proteção contra convulsões induzidas, patencialização do efeito catatônico do haloperidol e outras testes que envolveram reações de sobrevivência confirmaram os efeitos da Centelha (Sakina & Dandiya,1990); Também foi demonstrado efeito protetor e preventiva sobre as células de mucosas de Cobaias (Tan e cols., 1997). Aumento da taxa de filtragem capilar e diminuição de edema dos tornozelos, com melhora de todos os sintomas clínicos associados (Belcaro, 1990).

Fonte: http://www.plantasquecuram.com.br

2 comentários:

  1. Meu cachorro está com cinomose, a quase tres meses ele não anda,antes da cinomose ele teve a doença do carrapato logo após já por conta de estar meio debilitado contraiu a cinomose o veterinário entrou com a medicação já que descobriu,mas logo após não vendo muito resultado optou pelo sacrificio e eu não aceitei,e agora estou lutando com todas as forças junto com ele pra ver se conseguimos sair dessa,estou sofrendo muito junto com ele mas confiando muito na homeopátia até porque meus filhos sempre foram tratados com ela fiz a opção e tenho feito tratamento homeopático também no cão estou com muita esperança,só que as vezes me desespero porque o meu cão chora muito exige muito a minha presença junto dele,ele já tem saído do lugar mesmo se arrastando, só que por conta disso não sei se por consequencia da doença ou de estar por longo período deitado ele tem feridas nos ombros e nas patas,não sei se chora de dor nas feridas,as vezes ele rasga os panos que forram o lugar onde ele deita ou papelão que seja,estica as patas dianteiras não sei se é convulsão que ele tem tido,ele toma dois gardenal de 100mg por dia receitado pelo veterinário os remédios homeopáticos que estou usando são:gelsemium,estramonium,hypericum,bella dona,nux vômicas,lycopodium clav,arsenicum alb.florais:larch,oake,gorse,cherry,plums.E tenho dado o magnopirol e estava dando tambem o citoneurium agora terminou o remedio,nao sei se continuo ou permaneço só com a homeopátia a verdade é que pelo meu marido e meus filhos eu estou sendo acusada de desumana eles acham que eu deveria aceitar a proposta do veterinário e sacrificar o cão mais eu não consigo,mas tenho ficado muito deprimida com isto,o que devo fazer me ajude por favor?o meu marido gosta muito de animais só que não aceita ver o sofrimento,no entanto cometei com ele a respeito da acupuntura e ele disse que se ele sarar das feridas ele até o leva a fazer,o bem da verdade é que nós já gastamos muito com esse cão e não temos mais condições de pagar um veterinário por isso recorri a voçes tenho buscado só pela internet esses remédios e mandados a fazer na farmácia de tudo que eu falei a respeito dele(cão)se puderem me ajudar acrescentar ou retirar alguma medicação que não esteja correta por favor me ajudam se o meu animal for salvo será uma vitória,me respondam quanto antes por favor..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belinha,

      tentei achar você na net, mas não consegui.
      Seu perfil não tem seu e-mail e seu blog não tem postagens para deixar algum recado.
      Espero que apesar da demora, você venha ver minha resposta.
      BOm, seu caso é complicado mesmo, eu no seu lugar não sei o que faria.
      Realmente os gastos são altos, bem o sei.
      Quanto ao fato dele estar rasgando os panos ou papelão, pode ser por dor, ou estresse.
      Eu te indico a ASSEAMA.
      Procure aqui no blog ou na internet.
      É um grupo espírita que nos ajudou muito e outras pessoas.
      Atendem por telefone e internet.
      Procure-os, ok?!
      Abraxos

      Excluir