Seguidores

segunda-feira, 5 de março de 2012

Plantas que Curam: CHÁ VERDE - Camellia sinensis


Descrição : Planta da família das Theaceae. Chá verde é um tipo de chá feito à partir da infusão da erva Camellia sinensis. É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que não acontece com as folhas do chá preto. Algumas outras ervas são vendidas a título de chá verde, porém o verdadeiro chá verde é o feito a partir da erva Camellia sinensis.
Muito popular na China e no Japão, há pouco tempo começou a ser consumido com maior freqüencia no ocidente, tradicional consumidor de chá preto, devido tanto a uma tendência orientalista, quanto às propriedades anti-oxidantes a ela atribuídas.
ção do chá verde difere um pouco dos chás tradicionais. A água não deve estar fervendo, pois do contrário as folhas acabam sendo cozidas e proporcionando um gosto amargo à bebida. O tempo de infusão também não deve ser maior que 3 minutos. Também conhecida como chá, chá-da-índia, chá-preto.

Parte utilizada: folhas e flores.

Habitat: A planta e nativa da Asia oriental (nordeste da india e sul da China), onde e cultivada extensivamente

Historia: O cha-preto e o cha verde sao originarios da mesma planta, a Camellia sinensis. O cha-preto possui a cor escura devido a um processo de oxidagao das folhas, enquanto o cha verde e produzido das folhas em estado natural. Ate a invengao acidental do cha preto na China, durante o seculo 17, o cha não era dividido por cores, e era processado de maneira simples, a partir de folhas secas picadas, ou transformado em um bolo, comparavel ao Pu-erh. As folhas secadas e curadas da Camellia sinensis tem sido usadas medicinalmente por mais de 5,000 anos. A me-dicina chinesa tradicional recomenda beber o cha verde para a prevencao de doencas, o que ainda e considerado como uma pratica saudavel na Asia. O cha verde e menos popular nas Americas do que o cha preto.

Propriedades : Estudos indicam que o chá verde é rico em substâncias antioxidantes, chamadas polifenóis, que evitam a ação destrutiva das moléculas de radicais livres que degeneram as células, auxiliando, por exemplo, no combate ao câncer e ao envelhecimento.
O chá verde também é rico em tanino que faz diminuir as taxas do LDL (colesterol ruim) e fortalece as artérias e veias favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias. Possui bioflavonóides e catequinas: substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.

Indicações : Combate os radicais livres, combate o câncer e o envelhecimento precoce, combate o colesterol ruim e previne doenças circulatórias. Controlar diarréia, diminuir o risco de cárie, dor de dente, eliminar gorduras, emagrecimento, estomatites, ajudar na digestão, ajudar a dilatar os brônquios, melhorar a respiração dos asmáticos, inibir ensima associada ao desenvolvimento de tumores de intestino, esôfago, pulmão e pele, proteger a parede do intestino, abaixar o índice do colesterol, fortalecer o coração, ajudar em tratamentos de gripes e resfriados, previnir derrame e a formação de pedras na vesícula e nos rins, normalizar a função da tireóide, regenerar a pele, rins.

Princípios Ativo : Taninos, polifenóis, bioflavonóides e catequinas. flúor, catecinas, alcalóides, óleo essencial, bioflavanóides, teogalina, ácido ascacórbico, ácido gálico, ácido químico, betacaroteno, tiamina (vitamina B1), riboflavina (B2), vitamina C, vitamina B6, ácido fólicotheanina, metixantinas, cafeína, carboidratos, tanino, minerais.

Modo de Usar : infusão de 3 minutos em água morna.

Contra-indicações/cuidados: Não há nenhum relatório de toxicidade clínica com o consumo diário de chá. As reações adversas observadas em estudos farmacocineticos em seres humanos que usam extratos de chá. incluem a dor de cabeça, a vertigem, e sintomas gastrointestinais. Os estudos epidemiologicos sugerem um efeito prejudicial da injestão de chá. na quantidade do ferro, mas o estudo menciona influencias múltiplas que possam ter afetado esta conclusão. A inibição, dose-dependente da absorção intestinal do ferro não heme foi demonstrada em um ensaio clínico controlado usando o composto galato epigalocatequina. Outros estudos publicados relatam que o chá. preto reduz a absorção do ferro, mais do que a redução observada com o consumo de chá. verde, sugerindo que o tipo de polifenol no chá. e um fator importante; Co-administragao de extratos de chá. e de produtos de ferro não e recomendada. Os pacientes com uma quantidade baixa de ferro devem evitar beber o chá. com refeições pois a absorção do ferro pode ser obstruida. Um efeito benéfico de beber o chá. com as refeições foi sugerido em um ensaio clínico de pacientes com hemocromatose genética; Alguns estudos sugerem que o consume do chá. pode afetar a absorção do oxalato e contribuir na formação de pedras de rim, entretanto, estudos epidemiologicos mostraram uma relação inversa.

Efeitos colaterais: A pesquisa da literatura existente não apresenta nenhum dado sobre a toxicidade do uso do chá. verde. Resultados de estudos científicos sobre o efeito do chá. verde contra o câncer: Uma revisa o de Cochrane não encontrou nenhuma evidencia sobre a eficácia do chá. verde em impedir a progressão a malignidade na leucoplasia; Os estudos caso-controle, prospectivos a longo prazo mostram uma associação inversa entre o consume do chá. e o risco de câncer do cólon, da bexiga, do estômago, do esôfago, do pulmão, do pâncreas, da próstata, e da célula esquamosa. Um aumento do risco de reocorrencia do câncer da mama e um atraso na iniciação de qualquer tipo de câncer foram descritos. Nem todos os estudos epidemiologicos produziram os mesmos resultados, e as variáveis de confundimento incluem classe social e estilo de vida. Um risco de câncer esofagico desenvolvido pelo consumo do chá. foi sugerido em estudos epidemiologicos, mas este resultado também pode ser atribuído a temperatura escaldande em que a bebida e consumida.

Fonte: http://www.plantasquecuram.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://www.facebook.com/NosOsCachorros

Obrigado pelo seu comentário!!!
Ele é muito importante para nós!!!
Deixe seu nome caso não entre com sua id para que possamos agradecer!!!
Abraxos e muita Luz!!!

Não sabe como comentar?!
Clique nesse link:

http://support.google.com/blogger/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=42399