segunda-feira, 26 de março de 2012

O que é mirin? みりんとは何ですか?

 (ほんみりん)

No dia 19 deste mês, eu postei uma receita japonesa.
A receita é de um doce chamado Dorayaki (clique aqui e veja a receita).
Minha amiga Lusitana Ana Maria, do belíssimo blog "O Tapete Colorido" (clique aqui para conhecer), perguntou o que é mirin, pois é um dos ingredientes.
Aqui vai a explicação:

Mirin (em japonês: 味醂 ou みりん) é um condimento essencial da culinária japonesa, que tem uma consistência de 40 a 50% de açúcar. É um tipo de vinho de arroz, semelhante ao saquê, porém com um teor alcoólico mais baixo - 14%, em vez dos 20% típicos da célebre bebida. Existem três tipos gerais de mirin; o primeiro é o hon mirin (lit. "mirin verdadeiro"), que contém álcool; o shio mirin, que contém álcool e 1,5% de sal, para escapar dos impostos cobrados sobre o álcool, e o shin mirin (lit. "mirin novo"), ou mirin-fu chomiryo (lit. "tempero à la mirin), que contém menos de 1% de álcool embora conserve o mesmo sabor.


Durante o período Edo, o mirin era consumido como um saquê doce. O otoso, bebido tradicionalmente no Shōgatsu, o Ano Novo japonês, pode ser feito ao se embeber uma mistura de especiarias no mirin.

No estilo de Kansai, o mirin é fervido brevemente antes de ser usado, para que um pouco de seu álcool evapore, enquanto no estilo regional de Kanto ele é usado sem qualquer forma de tratamento. O mirin fervido é chamado de nikiri mirin (煮切り味醂),[8] literalmente "mirin inteiramente fervido." O mirin é utilizado para acrescentar um tom mais claro ao peixe grelhado ou para anular seu odor característico. Uma pequena quantidade de mirin frequentemente é usada no lugar de açúcar e molho de soja; seu sabor é muito forte, no entanto, e é sempre usado com parcimônia. Pode ser usado como acompanhamento para sushis, e no molho teriyaki.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

6 comentários:

  1. Maravilha de esclarecimento, depois dessa aula, vou "intimar" nossa amiga a fazer a receita e nos "Convidar" para degustar, rsrsrsr

    Que sua 2ª feira se transforme em 5ª rapidinho, rsrsrs
    Beijos n alma.
    Lua.

    Eu e a Sol agradecemos o carinho da amizade mais que verdadeira.

    ResponderExcluir
  2. Amigo do coração, obrigada pela maravilhosa explicação de Mirin, vou-lhe contar que me parece muito apetitoso para eu provar, sabe é que eu adoro bebidas fortes eheh. Bem, parece que eu vou fazer a receita sem Mirin mesmo, vc tem razão talvez não se note assim tanto, e para quem nunca experimentou Mirin, não vai notar nenhuma diferença, não é mesmo?
    Olha temos de combinar como a nossa amiga Lua disse, mas eu proponho de eu fazer o doce Dorayaki e vc trazer o saquê, combinado?
    Desejo-lhe uma linda e tranquila semana.
    Beijinhos de Luz!
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  3. Até que essa segunda não foi tão ruim kkkkkkkkkkkkkkkk

    Bom,sendo sincero, minha preferencia, é que vocês três venham comer o doce aqui rs
    Ai, nós, vamos a terra lusitana comer alguns doces que tem lá.... um melhor que o outro...
    E ai, eu e a Ana, vamos ao Rio, visitar vocês duas e comer mais doces rs

    Kakakakakakaka

    Arranjando desculpa pra ficar viajando por ai'

    kakakakaka

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ana minha amiga, eu acho que o mirin não faz tanta diferença assim. Eu acho kakakakakakaka
    Coloca alguma bebida ai doce e forte de Portugal mesmo.
    Eu falo isso, porque vivo inventando rs
    Às vezes faço alguma coisa do Brasil e ou não tem o ingrediente ou é muito caro, ai eu substituo por algo parecido rs
    Eu levo o saque sim e mais coisas que você quiser.
    O doce eu levo pronto, porque o que eu vou querer mesmo é passear muuuuuito rs
    Quero conhecer sua terra natal, pois você às vezes escreve sobre ela e acho que deve ser um lugar maravilhoso de se visitar!!!

    Beijocas!!!

    Ah!!!

    Quando fizer o doce, me avisa se ficou bom!!!! rs

    ResponderExcluir
  5. Amigoooo terei todo o prazer em recebê-lo aqui em Portugal, e às nossas amigas Sol e Lua, agora já percebi que vc é como eu, Adora viajar, pois eu idem!!!! Pena que quase não saio de Lisboa, por isso com doce ou sem doce, eu quero ir aí no Japão e ir ao Brasil visitar a Lua, quem sabe o meu desejo não se realiza?
    Adoro vocÊs e hoje já é 5ª feira!!!
    Beijinhos de Luz!
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  6. Eu AMO AMO AMO viajar!!! rs
    Tanto que pretendo ir ai te visitar rs
    Tenho três destinos certos: muralha da china, Taj Mahal e Castelo de Saint Michael.
    Agora, quando?!
    Quando sobrar "tempo", ou melhor $$$$ rs
    Mas, não duvides que um dia irá ao Rio e virá aqui!!!
    Força de pensamento!!!
    Temos que pensar que já conseguimos!!!

    Beijossssssss

    ResponderExcluir