quinta-feira, 29 de março de 2012

Plantas que Curam: COCO DA BAHÍA - Cocos nucifera


Descrição : da família das Arecaceae. Também conhecida como coco, coqueiro. Kokospalm (alemão), coco (espanhol), noix de coco (francês), coconut (inglês), palma de cocco (italiano). Palmeira com caule sem ramificação marcado por vários anéis que são cicatrizes das folhas caídas. Seu porte é elegente, ligeiramente curvado em virtude da ação dos ventos. Na variedade arbórea o seu caule atinge até 26 m de altura, o que não acontece na variedade anã. Suas raízes alcançam de 6 a 7 metros de comprimento, dependendo do solo ser mais ou menos arenoso. As folhas penadas formam uma copa elegante. As flores, brancas e carnudas, se agrupam em um cacho, constituído de flores masculinas e femininas. O fruto é recoberto por uma casca lisa, dura e fibrosa, na cor verde, quando ainda não maduro. A semente é constituida por uma casca lisa, dura e fibrosa, na cor verde, quando ainda não maduro. A semente é constituida por uma casca dura, uma polpa de cor branca, carnuda e adocicada e em seu interior se encontra água. É uma palnata típica de regiões tropicais,não suportando ventos frios e geadas. O solo ideal para o palntio é o alcalino, úmido, fértil, profundo e bem drenado. Sua produção começa nos seis ou sete anos após o plantio. Dá frutos o ano todo e devem ser colhidos quando já tiverem bastante água ou sua polpa engrossar, o que pode ser reconhecido pela coloração marrom de sua casca. A reprodução ocorre por fruto-semente.

Parte utilizada: castanha, água.

Modo de conservar : O fruto inteiro deve ser mantido fechado, até o momento do consumo da seu endosperma líquido da semente. Para o aproveitamento do endosperma líquido da semente deve ser retirada a casca fibrosa do fruto e a casca dura da semente. A casca fibrosa do fruto é seca ao sol e armazenado em local seco e ventilado. A casca dura da semente é guardada para ser transformada em carvão.

Origem : Arquipélago malaio e foi trazido para o Brasil pelos colonizadores, por volta de 1553.

Princípios Ativos: acetovanilona, ácido ascórbico, ácido cáprico, ácido caprílico, ácido Cítrico, ácido ferúlico, ácido láurico, ácido mirístico, ácido quínico, ácido succínico, ácido valínico, celulose, chlorina, fitosterol, inositol, tocoferol, vanilina e vitamina E. 100 gramas de polpa contém 589,8 calorias, 14 gramas de água, 27,80 gramas de hidratos de carbono, 5,70 gramas de proteínas, 5,50 gramas de gorduras, 2 gramas de sais, além de vitaminas A (5UI), B1 (173 mcg), B2 (102 mcg), B5 (0,1 mg) e C (8,2 mg).

Propriedades medicinais: antiinflamatória, calmante, condicionante, emoliente, hidratante, nutritiva, oxidante, protetora das membranas celulares, refrescante, remineralizante, umectante.

Indicações: abscessos, abrir o apetite, afecções respiratórias, amaciante da pele, angina, artrite, blenoragia, bronquite, bronquite asmática, calmante, cefaléias, cistite, colesterol, cólicas abdominais, desinterias, desnutrição, diarréias, dores, febre, fortificante dos músculos e das gengivas, furúnculos, hidratante, icterícia, inchaço nas pernas, inflamação do canal da uretra, inflamações dos olhos, irritações gastrointestinais, nefrite, nutriente, repositor de sais minerais, tosse, traqueíte, úlceras gástricas, vermífugo (teníase), vômito na gravidez.
Castanha: úlceras de estômago, inflamações intestinais, artrite, asma, tosse, afecções das vias respiratórias;
Água-de-coco: hidrantante, enfermidades da bexiga;
Leite de coco: asma.
Coco fresco ralado: vermes intestinais;
Óleo de coco: dor em dentes cariados, além de facilitar sua extração.

Contra-indicações/cuidados: não encontradas na literatura consultada.
Podem ocorrer eventualmente reações alérgicas e ressecamento na pele com o uso externo, em pessoas sensíveis.

Modo de usar:
- leite de coco: 2 colheres tomadas pela manhã e à noite contra ataques asmáticos.
- coco fresco ralado: 1 colher pela manhã: ajuda a expulsar vermes intestinais;
- água do côco: desidratação;
- polpa do coco: fortificante nos casos de anemia;
- decocção da casca e do tronco: diurético.

Nutritivo; hidratante; refrescante; calmantante : lave muito bem 1 fruto verde em água corrente. Perfure a parte da polpa e introduza um canudo de plástico. Deve-se sugar o máximo de líquido que se conseguir, durante o dia todo.

Para amciar e dar btilho nos cabelos : friccione o couro cabeludo com a gosdura da semente. Em seguida, lave os cabelos normalmente. Repita o tratamento, de 2 a 3 veze na semana.

Obtenção da gordura da semente : rale a polpa de semente. Coloque em um saco de pano bem fechado, em seguida em uma vasilha com água e leve ao fogo lento, deixando em fervura. O óleo desprende-se e fica sobre a água. Deixe esfriar, a gordura se solidifica à superfície deve ser retirada com uma colher. Quando mais madura a semente, maior a produção de gordura.

Artrite; reumatismo; dores musculares; entorses : em uma panela, coloque 3 xícaras de café de gordura da semente e leve ao fogo. DEixe aquecer e acrescente 1 xícara de café de alho picado, 1 xícara de café de gengibre picado e 1 xícara de café de pimenta malagueta amassada. Deixe em fogo brando por 10 minutos. Coe em um pano, espremendo o resíduo e espere esfriar. Use em massagens ou compressas sobre o local dolorido.

Hemorroidas : coloque 3 ou 4 pedaços fatiados da casca fibrosa do fruto em 1 litro de água em fervura . Deixe ferver por 0 minutos e coe. Ainda morno, faça banho de assento, massageando suavemente.

Diarreias : coloque 1 colher de sobremesa do carvão em pó em 1 xícara de chá de água. Misture bem. Tome 1 xícara de chá após cada evacuação, e obtendo melhora, suspenda o tratamento.

Leite de coco, sem aditivo e nem conservantes : retire a casca dura da semente de 1 coco fresco e com uma faca afiada, a pele marrom da polpa. Fatie bem essa polpa e coloque os pedaças fatiados no liquidificador, acrescentando 1 xícara de chá de água. Triture, coe em um pano e esprema obtendo o leite de coco. O resíduo que fica no plano deve ser seco ao sol.


http://www.plantasquecuram.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário