sexta-feira, 1 de abril de 2011

O Google lança o "+1", sua própria versão do "curtir" do Facebook


O Google lançou ontem uma nova característica social nas suas pesquisas chamada “+1″, que, segundo a companhia americana, significa “isso é legal”, mas que na verdade é como o botão “curtir” da rede social Facebook.

É assim, quando você fizer uma pesquisa, vai ter a opção de apertar um botão +1 para recomendar esse link aos seus amigos. Além disso, você vai poder ver se os seus amigos têm recomendado algum link relacionado com aquele tema.

O sistema não é aberto: exige que você tenha um perfil do Google atualizado e que esteja conectado com a sua conta para ver as recomendações dos seus amigos. O Google vai usar as pessoas que você tiver no GTalk, Gmail como se fossem seus contatos.

“Em breve nós poderíamos incorporar outros sinais, como suas conexões em redes sociais como o Twitter”, disseram na empresa.

A função vai começar a operar primeiro em inglês e as pessoas que estiverem interessadas em prová-lo imediatamente podem se inscrever para estar entre os primeiros no site experimental de pesquisas.

Trata-se de uma medida que dá mais uma indicação da importância que o social tem atingido na web. Além de servir para as recomendações, o Google pretende permitir que as pessoas coloquem +1 nos sites de notícias sem sair deles, bem como dar +1 nos anúncios publicitários.

Embora o Facebook tenha já muitas vantagens com seu botão “curtir”, o Google tem outra: que os botões +1 vão jogar um papel nos resultados da pesquisa, algo que sem dúvida vai ser atraente para os sites (e uma má notícia para as fazendas de conteúdo).

Fonte: FayerWayer

Nenhum comentário:

Postar um comentário