Google+ Followers

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Incêndio atinge instalações da usina nuclear de Fukushima





Um incêndio foi descoberto na manhã desta terça-feira no compartimento de drenagem do reator 4 da usina nuclear de Fukushima. O fogo foi controlado instantes depois por funcionários da Tokyo Electric Power (Tepco), que administra a central.


O teto do compartimento foi danificado pelo tsunami de 11 de março. Segundo a companhia, acredita-se que o fogo surgiu por causa de um curto circuito na bateria de um equipamento que serve para examinar a água do mar.

"As chamas e a fumaça não são mais visíveis, mas estamos esperando mais detalhes sobre se o incêndio foi extinto completamente", afirmou um porta-voz da Tepco, que informou não ter registros de maiores danos.

As notícias do incêndio chegaram minutos depois de um terremoto de magnitude 6,3 atingir o litoral de Chiba, na terça-feira. A agência de notícias Kyodo disse que o aeroporto internacional de Narita fechou brevemente suas pistas, mas retomou os voos em seguida após inspeções na infraestrutura.

Um outro tremor de magnitude 7,0 atingiu a região de Fukushima na noite de segunda-feira, interrompendo temporariamente o fornecimento de energia elétrica e forçando os funcionários a se retirar da usina nuclear.

A Nisa informou que o tremor de segunda-feira, que matou três pessoas e deixou 220 mil pessoas sem eletricidade, não danificou as instalações da usina.

Centenas de réplicas têm sido registradas desde 11 de março, quando um terremoto de magnitude 9,0 e um tsunami de mais de 10 metros atingiram a costa nordeste do Japão, mergulhando o país em sua pior crise desde a Segunda Guerra Mundial.

Aproximadamente 28 mil japoneses estão mortos ou desaparecidos e a terceira maior economia do mundo está sofrendo com apagões, fechamento de fábricas e cortes nas linhas de abastecimento. Estima-se que o desastre custará 300 bilhões de dólares ao Japão.

Fonte: Alternativa Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário