Google+ Followers

sábado, 2 de abril de 2011

A Alimentação Cozida para Pets





Atualmente, têm-se observado um aumento pela procura de alternativas alimentares para cães e gatos, uma vez que muitos animais possuem algum tipo de intolerância aos alimentos comuns extrusados. Esta busca é originada por dois motivos em especial: primeiro por mudanças de estilos de vida dos proprietários que passam a buscar uma maior qualidade de vida, incluindo nisto, uma alimentação mais natural e ,em segundo, ao número crescente de animais com patologias descobertas graças aos avanços da Medicina Veterinária. Animais estes que demandam nutrição específica como auxílio ao tratamento Veterinário convencional. Este tipo de alimentação pode ser oferecida tanto para animais saudáveis quanto para aqueles que se encontram em algum estado patológico específico. Neste caso, somente com orientação, prescrição e acompanhamento do Médico Veterinário.


Existem animais que gozam de ótima saúde, porém, possuem apetite caprichoso e se recusam a ingerir determinado alimento extrusado. Juntamos a este grupo os animais que necessitam de uma dieta que atenda a um determinado estado patológico e, muitas vezes, o animal se recusa a ingerir os alimentos extrusados especiais, desta forma, uma alternativa que muito tem ajudado nestes casos é a Dieta Cozida. As dietas para animais em condições patológicas específicas devem ser prescritas pelo Médico Veterinário uma vez que um alimento introduzido de forma errônea pode agravar mais ainda o quadro, portanto, todo cuidado é pouco.

Vale atentar para o fato de que os alimentos preparados para humanos não podem ser oferecidos aos pets, uma vez que estes possuem condimentos e temperos que podem fazer mal a eles e , além disso, é fundamental que se conheça os requerimentos nutricionais do animal para o qual o alimento será oferecido, com isso, garantindo um aporte diário correto de todos os nutrientes, evitando sub ou supernutrição, o que pode até vir a provocar um quadro de obesidade no animal. Para tanto, é imprescindível o auxílio de um Nutricionista Animal para o balanceamento da dieta.

As dietas cozidas possuem, além da alta palatabilidade, alta digestibilidade e facilidade de serem altamente customizáveis. Talvez esta seja sua principal vantagem, ou seja, para cada animal é possível elaborar uma dieta que atenda às suas exigências associando a isto suas preferências em termos de alimentos. Desta forma, esta modalidade é sem dúvidas muito interessante. Como todas as modalidades, esta também tem pontos negativos, dentre eles podemos destacar: demanda tempo e dedicação para o preparo, necessita do acompanhamento de um Profissional e tem um custo elevado, mas é, sem dúvidas, uma super alternativa para os peludos com apetite caprichoso e necessidades especiais!

Fonte: PetMag

Nenhum comentário:

Postar um comentário