quarta-feira, 13 de abril de 2011

Polícia alerta sobre fraudes em doações às vítimas da tragédia





A polícia de Aichi emitiu nesta terça-feira um comunicado em português alertando sobre a ocorrência de fraudes envolvendo doações em dinheiro às vítimas do terremoto e do tsunami. A intenção é de avisar também os brasileiros que vivem no Japão porque qualquer pessoa pode estar sujeita a esses golpes.


Segundo a polícia, já foram registrados casos de pessoas que enviam fax, ligam ou fazem visitas domiciliares em nome de entidades, associações ou prefeituras, solicitando ajuda financeira. "Normalmente, funcionários de organizações e associações públicas não ligam, não mandam fax e nem visitam pedindo doações", diz o comunicado.

Veja o comunicado da polícia na íntegra:

Cuidados com fraudes referentes à doação para ajudar as vítimas da calamidade de Higashi Nihon.
Há casos de pessoas que se aproveitam do fato de ter ocorrido esse terremoto, como nos seguintes exemplos:

- Fax com o nome de uma associação existente pedindo doação para ajudar as vítimas. Assim tentam fazer com que seja depositada a doação em uma conta particular que não é dessa associação.

- Ligação em que é usado nomes que fazem confundir com organizações públicas pedindo doação.

- Visita de uma pessoa que finge ser funcionário da prefeitura pedindo doação na sua casa.

- Visita de uma pessoa que finge ser funcionário de firma de administração de prédios falando mentiras sobre a resistência contra terremotos da sua casa, pedindo dinheiro para fazer a reforma para reforçar a estrutura.

Cuidados:

- Normalmente, funcionários de organizações e associações públicas não ligam, não mandam fax e nem visitam pedindo doações. Verificando o número do telefone da associação ou organização que foi citada, ligar diretamente para confirmar o que foi falado.

- Caso seja feito algum pedido em particular como nos casos citados anteriormente, mesmo usando o nome de uma associação que existe de verdade, verificar se realmente é trabalho dessa associação ou se é uma associação de confiança.

- Não deposite logo o dinheiro. Se parecer estranho, consulte a polícia.

Fonte: Alternativa Online

...

Mas, esse povo não perde tempo mesmo...
Postei a notícia porque é um absurdo e para as pessoas ficarem alertas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário