quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Dicas de medidas de precaução em caso de terremoto - Japão


Em comparação com os outros países do mundo, o Japão é um país no qual ocorrem muitos terremotos. Para não agir de forma precipitada em caso de ocorrência de um terremoto, é importante que, no dia-a-dia, você esteja com o espírito preparado e com as medidas de precaução já tomadas.


Medidas contra a falta de eletricidade

Na ocorrência de um terremoto de grande escala, calcula-se que haja falta de luz em grande extensão. Prepare-se para o caso de um desastre ocorrer durante a noite, guardando habitualmente a lanterna e velas em locais de fácil retirada. Se utilizar velas, é necessário providenciar base na qual elas possam ser firmemente fixadas de forma que não tombem com os tremores secundários. Caso não houver luz à sua volta, pode-se, também, aproveitar a iluminação da tela de cristal líquido do aparelho de telefone celular. Na hora de sair de casa para se refugiar durante o blecaute, lembre-se de retirar os plugues dos aparelhos elétricos da tomada e desligar o disjuntor. Isto é para evitar que no momento da reabilitação da corrente elétrica, os cabos danificados no terremoto ou aparelhos elétricos tombados, como aquecedores, se esquentem ou entrem em curto circuito provocando incêndios.


Fonte: http://www.nhk.or.jp/brasil/desasters/index.html

2 comentários:

  1. Amigo, depois de assistir ontem na TV o filme "2012"... nem vou ler por enquanto essas coisas, por mais instrutivas que sejam, porque fiquei assustada!


    Beijos

    ResponderExcluir