sábado, 11 de agosto de 2012

Fatos Históricos do dia 11 de agosto

Ketleyn Quadros

3114 a.C. - Começo da atual era na Contagem Longa do Calendário Maia.
480 a.C. - Guerras Persas: os persas de Xerxes derrotam os espartanos de Leônidas na Batalha das Termópilas. No mesmo dia foi travada a batalha de Artemísio, terminada em empate.
1738 - É criada a Capitania de Santa Catarina, através de Provisão Régia da Coroa Portuguesa, a qual desincorporou os territórios da Ilha de Santa Catarina e o Continente do Rio Grande de São Pedro da jurisdição de São Paulo, passando-os para o Rio de Janeiro.
1826 - Fundação do Município de Tatuí.
1827 - Instalação dos primeiros cursos jurídicos no Brasil pelo imperador Pedro I, ano em que foram abertas as faculdades de Direito de São Paulo (atual Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo) e de Olinda (atual Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco).
1829 - Em Açores ocorre a Batalha da Praia da Vitória, entre os absolutistas de D. Miguel e os liberais de D. Maria II, com a vitória desses últimos.
1869 - Nuno José de Moura Barreto substitui Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo no cargo de ministro do reino de Portugal.
1900 - É fundada a Associação Atlética Ponte Preta de Campinas.
1903 - É fundado o Centro Acadêmico XI de Agosto, na Faculdade de Direito de São Paulo, cuja primeira gestão foi presidida por Pedro Dória.
1909 - Primeiro navio a transmitir o pedido de SOS pelo rádio, o Arapahoe estava perdido no norte do continente americano.
1920 - A União Soviética reconhece a independência da Letónia.
1928 - Fundação do município Pereira Barreto.
1930 - É fundada a Fundação Logosófica em Córdoba, Argentina.
1945 - A Experiência Trinity (primeiro teste nuclear da História) torna-se oficialmente pública através do Relatório Smyth.
1948 - Georgi Dimitrov torna-se secretário-geral do Partido Comunista Búlgaro.
1960 - Independência do Chade.
1980 - A construção do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos é iniciada.
1999 - Eclipse solar total, visível em várias regiões do mundo.
2008 - Ketleyn Quadros torna-se a primeira mulher a conquistar uma medalha em Olimpíadas para o Brasil em esportes individuais (judô).

Dia do Advogado
Dia do Pindura
Dia do Estudante
Dia do Garçom
Dia da Pintura
Dia da Consciência Nacional
Dia da Televisão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário