terça-feira, 21 de agosto de 2012

Fatos históricos do dia 21 de agosto


Maluco Beleza


Em 21 de agosto de 1989, morre Raul Seixas, um dos grandes músicos brasileiros. "Raulzito" gravou mais de 20 discos, teve cinco esposas e sofreu com o alcoolismo, que lhe rendeu uma pancreatite aguda, motivo de sua morte. Seu estilo fundiu o rock com todos os ritmos brasileiros, do xote ao baião.

1567 - Nasce Francisco de Sales, santo francês.
1792 - A guilhotina é utilizada pela primeira vez durante a Revolução Francesa, para executar um nobre após um rito sumário.
1810 - O marechal de Napoleão Bonaparte, Jean Battiste Bernardotte, é aceito em Estocolmo como rei da Suécia e é implantada no país a dinastia dos Bernardotte.
1823 - Morre na Bahia Maria Quitéria de Jesus Medeiros, primeira mulher soldado brasileira.
1827 - Morre William Blake, poeta e pintor inglês.
1879 - Um tratado de Paz e Amizade entre Bolívia e Espanha é assinado em Paris.
1883 - Um furacão assola a cidade de Rochester (Minnessota, EUA), causando centenas de mortes.
1887 - Inauguração na cidade do México de um monumento ao último imperador dos índios aztecas, Guatimozín (ou Cuauhtemoc).
1895 - Nasce o escritor gaúcho Dionélio Machado.
1898 - Fundado, no Rio de Janeiro, o Clube de Regatas Vasco da Gama.
1904 - Nasce em Red Bank, Nova Jersey, um dos maiores expoentes mundiais do jazz: o pianista, organista e band leader Count Basie.
1911 - A República de Portugal promulga a primeira constituição de sua história.
1911 - O quadro "Mona Lisa", de Leonardo Da Vinci, é roubado do Museu do Louvre, em Paris. A pintura seria recuperada dois anos depois.
1914 - Primeira Guerra Mundial: os alemães ganham a Batalha das Ardenas, na França.
1940 - Morre no México o revolucionário russo Leon Trotski, mortalmente ferido no dia anterior pelo anarquista catalão Ramón Mercader.
1947 - Morre Ettore Bugatti, construtor de automóveis italiano.
1951 - Morre Constant Lambert, compositor inglês.
1959 - O Havaí é proclamado pelo então presidente dos Estados Unidos, Dwight Eisenhower, como o 50° Estado norte-americano.
1960 - A OEA aprova medidas condenatórias do regime de Héctor Trujillo, ao ser provada a cumplicidade dominicana no atentado contra o presidente venezuelano Rómulo Betancourt.
1963 - A prisão de Alcatraz, situada na baía de São Francisco, nos Estados Unidos, é desativada. Seu preso mais famoso foi o mafioso italiano Al Capone.
1966 - Primeira manifestação massiva na China dos jovens membros da chamada "guarda vermelha".
1968 - O Exército da União Soviética invade a Tchecoslováquia para conter uma manifestação contra a dominação russa no país. O movimento ficou conhecido como a Primavera de Praga.
1969 - Uma junta militar assume o poder no Brasil quando o presidente Costa e Silva sofre uma trombose cerebral.
1970 - O tufão "Anita" devasta o sul e oeste do Japão.
1983 - O dirigente opositor filipino Benigno Aquino é assassinado no aeroporto da capital, Manila, quando regressava do exílio nos EUA.
1988 - Os brutais conflitos tribais em Burundi deixam numerosas vítimas.
1989 - A organização anti-apartheid da África do Sul apresenta um plano para pôr fim ao conflito racial no país.
1989 - Morre, aos 44 anos, o cantor brasileiro Raul Santos Seixas.
1991 - Tentativa de golpe na URSS: a junta é dissolvida e Mikhail Gorbachev recupera o poder. O parlamento da Letônia proclama sua independência da URSS.
1994 - O Partido Revolucionário Institucional (PRI) e seu candidato, Ernesto Zedillo, ganham as eleições legislativas e presidenciais no México.
1995 - Morre Subrahmanyan Chandrasekhar, astrofísico norte-americano de origem indiana, Nobel de Física de 1983.
1996 - Atletas brasileiros conquistam 21 medalhas na Paraolimpíada de Atlanta. A Austrália termina como líder do torneio para deficientes físicos.
2000 - As tropas britânicas voltam a patrulhar as ruas de Belfast pela primeira vez desde setembro de 1998, devido aos conflitos entre facções paramilitares protestantes que causam a morte de duas pessoas.
2001 - O Fundo Monetário Internacional (FMI) concede à Argentina uma ajuda adicional de US$ 8 milhões para tentar acabar com a recessão no país.

Redação Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário