sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Fatos históricos do dia 10 de agosto


Nasce Gonçalves Dias


Em 10 de agosto de 1823, nasce o poeta Antonio Gonçalves Dias. Ele nasceu em Caxias, Estado do Maranhão. Em 1849, funda o jornal literário Guanabara, onde Machado de Assis escreveu. As notas predominantes de sua poesia são o nacionalismo e o indianismo, com destaque para o poema "I Juca Pirama".

1557 - Batalha de San Quintín, na qual as tropas espanholas vencem as francesas. Em memória desta batalha, Felipe II mandou construir o Monastério do Escorial.
1678 - A paz de Nimega põe fim à guerra que Luis XIV da França travava contra Espanha, Holanda, estados alemães e Dinamarca.
1787 - A Turquia declara guerra à Rússia.
1792 - Revolução Francesa: constituição da Comuna de Paris. Os "sans-culottes" tomam as Tullerias. Cai a monarquia.
1819 - O libertador Simon Bolívar entra triunfante com suas tropas em Bogotá.
1823 - Nascimento de Antonio Gonçalves Dias, poeta romântico brasileiro que escreveu "Canção do Exílio".
1830 - O Congresso reunido na cidade de Riobamba decreta a separação de Nueva Granada e a formação da República do Equador.
1836 - Decreto da constituição dos partidos "Colorado" e "Blanco", no Uruguai.
1839 - A Academia de Ciências de Paris faz comunicado público do descobrimento de Daguerre, o "daguerrotipo", primeiro passo para o surgimento da fotografia.
1874 - Nasce Herbert Hoover, ex-presidente norte-americano.
1881 - Milhares de lâmpadas acendem, de uma só vez, no parque de exposições da I Feira Internacional da Eletricidade em Paris. O público entusiasmou-se com as lâmpadas de Edison. Essa feira mostra pela primeira vez o mundo da eletricidade.
1897 - O investigador alemão Felix Hoffman, descobridor do ácido acetilsalicílico, registra o produto, componente básico de analgésicos populares como a aspirina.
1902 - Guerra civil no Haiti: desembarque de tropas no cabo Haitiano. O combate causou a morte de 50 pessoas.
1903 - Um acidente no Metrô de Paris deixa 84 mortos.
1912 - Nascimento de Jorge Amado, escritor brasileiro.
1913 - A segunda guerra dos Bálcãs termina com a assinatura do Tratado de Bucareste, entre Grécia, Sérvia, Montenegro e Romênia.
1914 - A França declara guerra à Áustria-Hungria, dando início a Primeira Guerra Mundial.
1918 - Nicarágua e Honduras aceitam a arbitragem da Espanha para a fixação de fronteiras.
1920 - O Tratado de Sevres (França) entre Turquia e os aliados é firmado. O Império Otomano perde quatro quintos de seu território.
1925 - A Bolívia celebra seu primeiro centenário com a inauguração da ferrovia La Paz - Buenos Aires.
1927 - Começa a ser esculpido na rocha do monte Rushmore (Dakota do Sul, EUA) o monumento aos presidentes norte-americanos Washington, Jefferson, Lincoln e Roosevelt, obra de Gutzon Borglum e seu filho.
1934 - Morrem 350 pessoas em Chicago devido a uma onda de calor.
1938 - Um armistício entre Japão e a URSS é firmado para solucionar o litígio na fronteira de Manchukuo.
1945 - Segunda Guerra Mundial: Japão solicita aos aliados um armistício através do governo suíça. A resposta foi "rendição incondicional".
1954 - Proclamação da independência da Indonésia e abolição de sua união com a Holanda.
1960 - Nasce Antonio Banderas, ator espanhol.
1964 - Publicação da primeira encíclica do Papa Paulo VI, "Ecclesiam Suam", sobre a disposição da Igreja Católica a dialogar com as demais igrejas não-cristãs.
1966 - A nave Orbiter I é lançada ao espaço nos Estados Unidos. Ela foi a primeira a transmitir fotos da superfície da Lua.
1975 - A Europa vive o dia mais quente do século. Em Hamburgo, uma cidade acostumada com temperaturas médias, os termômetros marcavam 34,5ºC.
1989 - O descarrilhamento de um trem nas proximidades de Guamuchil, estado mexicano de Sinaloa, deixa pelo menos 108 mortos, 20 desaparecidos e 198 feridos.
1992 - Pelo menos mil soldados morrem em bombardeio rebelde à capital do Afeganistão.
1994 - O satélite brasileiro Brasilsat 1 é lançado por um foguete francês. O aparelho prestaria serviços de telefonia, transmitiria dados e sinais de TV.
1998 - Mais de duas mil pessoas morrem em inundações na China.
1994 - Os dirigentes de Israel, Yitzhak Rabin, e da Autoridade Nacional Palestina, Yasser Arafat, se encontram em Gaza na tentativa de acelerar o processo de paz.
2000 - O presidente venezuelano Hugo Chávez mantém conversações com o presidente do Iraque, Saddam Hussein, desafiando os EUA ao se tornar o primeiro chefe de Estado a viajar para o Iraque desde a Guerra do Golfo, em 1991.

Redação Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário