quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Fatos históricos do dia 29 de agosto


Nasce Aleijadinho


No dia 29 de agosto de 1730, nasce o grande expoente do barroco no Brasil, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Aos 47 anos, o mais famoso escultor mineiro foi atacado por uma doença (não se sabe se sífilis, escorbuto ou reumatismo deformante) que o deixou aleijado, deformando-lhe os pés e as mãos.

1533 - O último rei inca do Peru, Atahualpa, é estrangulado por ordem do conquistador espanhol Francisco Pizarro.
1540 - As galeras de Bernardino de Mendoza destroem a esquadra turca que se apoderou de Gibraltar.
1730 - Nascimento de Aleijadinho. O escultor brasileiro Antônio Francisco Lisboa nasceu em Vila Rica (atual Ouro Preto), em Minas Gerais, e foi um expoente do estilo barroco no Brasil.
1825 - Assinatura por D. João VI da convenção em que reconhecia a independência do Brasil, mediante o pagamento de uma indenização de um milhão de libras esterlinas.
1842 - Tratado que põe fim à Guerra do Ópio. A China cede Hong Kong à Grã-Bretanha e abre vários de seus portos ao comércio britânico.
1852 - A primeira estrada de ferro do Brasil começa a ser construída pela Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis. O primeiro trecho da Estrada de Ferro Mauá, com extensão de 14,5 quilômetros, seria inaugurado dois anos mais tarde.
1853 - Desmembramento do Paraná da província de São Paulo.
1862 - Garibaldi é derrotado, ferido e aprisionado em Aspromonte, dando fim ao movimento revolucionário iniciado dois anos antes.
1903 - Primeira exibição em Berlim de um filme falado, mediante a utilização de um gramofone.
1903 - O primeiro automóvel do Brasil é licenciado, no Rio de Janeiro, como propriedade de Francisco Leite de Bittencourt Sampaio.
1904 - Inauguração em Saint Louis (Estados Unidos) dos 3° Jogos Olímpicos da era moderna.
1932 - Explode um movimento revolucionário no Equador, que não obteve sucesso, mas causou a morte de mais de mil pessoas e deixou centenas de feridos.
1943 - Os ocupantes alemães proclamam a lei marcial na Dinamarca e iniciam o terror contra a resistência popular durante a Segunda Guerra Mundial.
1945 - Lord Mountbatten recebe em Singapura a capitulação das tropas japonesas do sudeste asiático.
1949 - A União Soviética faz seu primeiro teste com a bomba nuclear.
1949 - Nasce Richard Gere, ator norte-americano.
1950 - Os comunistas ocupam o porto de Poang durante a Guerra da Coréia.
1958 - Nasce Michael Jackson, cantor norte-americano.
1965 - Retorno da cápsula espacial norte-americana "Geminis V", tripulada por Gordon Cooper e Charles Conrad, que permaneceram mais de uma semana no espaço, a maior duração até então.
1968 - O estado de exceção é implantado na Guatemala.
1969 - Um desabamento de terras na Guatemala causa a morte de 80 pessoas.
1973 - O presidente Anuar el Sadat se reúne com o coronel Gadaffi no Cairo e impõe o abandono do projeto de união entre Líbia e Egito.
1975 - O presidente do Peru, general Juan Velasco Alvarado, é destituído de seu cargo e substituído pelo também general Francisco Morales Bermúdez.
1975 - Morre, aos 92 anos, o estadista Eamon de Valera. Ele lutou pela independência da Irlanda do Norte e foi presidente do país de 1959 e 1973.
1982 - A atriz Ingrid Bergman, estrela de Casablanca, morre de câncer aos 67 anos.
1986 - O rei Hassan II anuncia pela televisão a ruptura do tratado de união entre Marrocos e Líbia, firmado dois anos antes.
1987 - Morre Lee Marvin, ator norte-americano de cinema.
1993 - Israel anuncia um acordo prévio com a OLP, para auto-gestão da Faixa de Gaza e da cidade de Jericó.
1994 - Fidel Castro anuncia a adesão de Cuba ao Tratado de Tlatelolco, que proíbe a proliferação de armas nucleares na América Espanhola.
1994 - Refugiados cubanos pedem asilo político ao Brasil depois de passarem cinco dias à deriva e serem resgatados no Golfo do México.

Redação Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário