segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Documentário cita retorno de brasileiros afetados pela crise

O regresso forçado dos brasileiros, ocasionado pela turbulência financeira mundial de 2008, é o tema do documentário "Expulsos pela Crise", da nikkei Adriana Nakamura, a ser lançado no dia 1º de setembro, no Bunkyo de São Paulo, dentro do seminário intitulado “Crise Econômica e Retorno”.

“O filme é uma homenagem feita aos meus pais, Pedro e Maria, que trabalharam como dekasseguis e que, apesar das dificuldades que passaram, nunca permitiram que eu interrompesse os estudos”, diz a autora.

A obra foi elaborada como trabalho de conclusão do curso de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Ela se baseia em depoimentos de vários retornados que relatam as mudanças bruscas de suas vidas por culpa do desemprego inesperado, muitas vezes, acompanhado da perda da moradia.

Depois de muitas tentativas fracassadas de reinserção profissional no Japão, mais de 70 mil brasileiros decidiram reconstruir a vida no Brasil, após vários anos de ausência.

Os entrevistados contam as dificuldades de readaptação deles e dos filhos, ao se sentirem estranhos nos dois ninhos.

No balanço, alguns se dizem arrependidos, pois se tivessem permanecido no Brasil, aproveitando o boom de crescimento, teriam progredido mais. Em contrapartida, outros se apegam ao saldo positivo, tentando reaproveitar a experiência em outra cultura para se fortalecer frente ao desafio de reinserção profissional e social.

Vale destacar a participação de Hiroshi Shimuta, que vem empregando os ex-dekasseguis, independentes da idade, na rede Nicom de Material de Construção. O empresário expressa o desejo de abraçá-los para o resgate do espírito de luta, ajudando-os na superação do trauma de se sentirem estrangeiros na própria terra.

No mesmo caminho, segue a rede de supermercados Pastorinho, que tem dado muitas oportunidades aos retornados, dispensando o requisito experiência.

A autora faz um reconhecimento aos heroicos dekasseguis que enfrentaram jornadas pesadas para garantir o sustento de suas famílias.

Segundo ela, a obra não pode ser reproduzida com fins comerciais, pois é fruto de pesquisa acadêmica, além disso foram inseridos vídeos postados no You Tube. A autora fez o trabalho sem patrocínio.

Na data do seminário, serão exibidos apenas os trechos (partes 3 e 4) ligados ao tema “Crise Econômica e Retorno”.

Os interessados poderão assistir a várias palestras, inclusive a promovida pelo Niatre (Núcleo de Informação e Apoio ao Trabalho dos Retornados) que abordará o assunto “recolocação profissional”.

O evento é uma realização do Isec, com apoio da Fundação Mitsui Bussan do Brasil. O local fica em São Paulo, na rua São Joaquim 381. O horário é das 9h às 14h30.

Mais informações poderão ser obtidas no site projetokaeru.wordpress.com ou telefone: (11) 3203-1916.

Veja as quatro partes do documentário "Expulsos pela Crise", disponíveis no YouTube:







Fonte: Alternativa Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário