domingo, 5 de agosto de 2012

Dicas de medidas de precaução em caso de terremoto - Japão


Em comparação com os outros países do mundo, o Japão é um país no qual ocorrem muitos terremotos. Para não agir de forma precipitada em caso de ocorrência de um terremoto, é importante que, no dia-a-dia, você esteja com o espírito preparado e com as medidas de precaução já tomadas.

Modo de se refugiar com segurança

Caso se encontrar em situações de perigo, por exemplo, de desmoronamento de edifícios devido ao terremoto, ou houver risco de ocorrer "tsunami", refugie-se prontamente para um lugar seguro. Os governos regionais têm escolas e instalações públicas designadas como abrigos temporários em cada zona para abrigar os residentes. Caso esses locais não possam ser utilizados por haver perigo de alastramento do fogo ou de desabamento dos edifícios, dirija-se aos parques designados como locais de refúgio de grande extensão. É necessário que, no dia-a-dia, você verifique a localização e as vias de acesso ao local de refúgio mais próximo.

Depois de um grande terremoto, há o receio de haver tremores secundários. Na hora de se refugiar, evite passar pelas margens de rios e barrancos, onde a terra pode ceder, e das muradas de pedras e de concretos. Passe, na medida do possível, por vias largas.Tenha em mente que as vias de acesso ao local de refúgio podem estar interditadas devido a incêndios ou construções desmoronadas. Assim, é vital que se deixe procurado, não somente uma, mas sim, várias rotas de fuga.

Utilizar carros ou motocicletas para se refugiar pode causar transtornos ao tráfego e atrapalhar outras pessoas e as atividades de resgate. Refugie-se a pé.


Fonte: http://www.nhk.or.jp/brasil/desasters/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário