terça-feira, 26 de junho de 2012

Testado com sucesso braço robótico em pacientes paralisados


Na última quarta-feira (16) foi publicado pela revista científica “Nature” o mais recente avanço no que diz respeito a interação entre cérebro e máquinas, e não é de hoje que cientistas vêm fazendo pesquisas nesse sentido, uma das áreas mais promissoras para a recuperação de pacientes com problemas de mobilidade, e os pesquisadores acabaram de dar mais um passo importante nessa direção.

Foram testados pacientes tetraplégicos, que conseguiram, apenas com o pensamento, controlar um braço robótico, lembrando que essa é a primeira vez que a técnica foi aplicada com sucesso em humanos, o controle de membros virtuais já tinha sido feito por macacos.

O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis já conduziu anteriormente essa pesquisa com macacos. Agora uma equipe internacional de cientistas, liderada por Leigh Hochberg, ligado às universidades Brown e Harvard, ambas nos Estados Unidos deram um passo além, testando em humanos.

Esse braço robótico, chamado de “BrainGate” (“portal do cérebro”, em inglês), é um exemplo do que os cientistas chamam de “interface cérebro-máquina”, no qual é colocado no cérebro do paciente um pequeno sensor, os sinais elétricos enviados pelos neurônios são levados diretamente para o aparelho, que responde aos estímulos e se movimenta.

Essa tecnologia foi testada com sucesso em duas pessoas – um homem de 66 anos e uma mulher de 58 – e nesses testes, técnicos que elaboraram o projeto acompanharam o uso em condições controladas, e calibraram o braço robótico na casa dos pacientes.

Os dois pacientes testados perderam os movimentos do corpo depois de sofrerem acidentes vasculares cerebrais (AVCs) – ela em 1996 e ele em 2006. O que se espera é que esses avanços sirvam para pacientes paralisados por diferentes motivos, desde lesões na coluna a doenças degenerativas como a esclerose lateral amiotrófica.

Fonte: FayerWayer


Seguidores, visitantes, amigos, amigas, deixe seu comentário dizendo se gostou ou não de nossa postagem. Sua opinião é muito importante para Nós.  Ajude-nos a fazer um blog melhor. Obrigado. Abraxos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário