quinta-feira, 14 de junho de 2012

Certos tipos de câncer são relacionados ao diabetes tipo 2


Risco de câncer do rim, tireoide, esôfago e intestino dobra para pacientes com a doença

Por Minha Vida

O diabetes tipo 2 pode estar associado ao risco de certos tipos de câncer, segundo estudo do German Cancer Research Center. O estudo incluiu mais de 125 mil participantes suecos que haviam sido hospitalizadas devido a problemas associados ao diabetes tipo 2. Os epidemiologistas compararam a incidência de câncer nesses pacientes com o da população geral na Suécia.

A escala do estudo também permitiu, pela primeira vez, quantificar as correlações entre o diabetes e alguns tipos menos comuns de câncer. Os pesquisadores descobriram que pessoas com diabetes tipo 2 têm um risco aumentado para o desenvolvimento de 24 tipos de câncer.

O mais importante foi a elevação do risco para câncer de células do pâncreas e do fígado. A taxa desses tumores em pessoas com diabetes tipo 2 é elevada em 6% e 4,25% respectivamente, em comparação com a população sem o diabetes. Os epidemiologistas também descobriram que o risco de câncer do rim, tireoide, esôfago, intestino e sistema nervoso dobra para pacientes com a doença.

Além disso, o estudo também confirma que pessoas com diabetes tipo 2 têm uma taxa significativamente menor de câncer de próstata. Isso ficou mais evidente em pacientes diabéticos com histórico familiar da doença. Quanto mais membros da família são afetados pelo diabetes, menor é o risco de câncer de próstata.

De acordo com os pesquisadores, nos países industrializados, 22% da população tem risco de desenvolver diabetes tipo 2. Assim, essa doença metabólica figura entre os maiores desafios para o sistema público de saúde. O diabetes tipo 2 se caracteriza pela resistência à insulina nos tecidos do organismo, o que significa que as células das pessoas afetadas não absorvem a glicose do sangue após receberem um sinal da insulina.

Fonte: http://msn.minhavida.com.br

Seguidores, visitantes, amigos, amigas, deixe seu comentário dizendo se gostou ou não de nossa postagem. Sua opinião é muito importante para Nós.  Ajude-nos a fazer um blog melhor. Obrigado. Abraxos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário