quinta-feira, 28 de junho de 2012

Mendigo ganha página no Facebook e sai das ruas


Essa é mais uma prova de que a Internet, as Redes Sociais, assim como tudo na vida, sabendo usar, podem ser de enorme utilidade, como no caso do Morador de rua, Raimundo Arruda Sobrinho, de 73 anos, que agora, graças ao Facebook, reencontrou a família depois que a mesma viu seu perfil criado para ele nessa rede.

Quem criou seu perfil foi Shalla Monteiro, moradora da região onde ele vivia há quase 19 anos, no Alto de Pinheiros, zona oeste de São Paulo e Raimundo não entrava em contato com a família desde a metade da década de 1980. Ele saiu de casa para estudar em São Paulo no início dos anos 1960.

“Conheci Raimundo em maio de 2011. Acho que foi amor à primeira vista. O que mais me chamou a atenção foi a paz e a tranquilidade que ele transmite”, conta Shalla, que criou a página no Facebook dez dias depois do aniversário de 73 anos de Raimundo, comemorado em 10 de agosto com bolo e presentes:

“Criei o perfil como uma forma de dar reconhecimento e afeto para uma pessoa com a qual eu estava muito envolvida”, diz. Antes de criar a página no Facebook, Shalla explicou para Raimundo o que é internet e mídias sociais, e pediu sua autorização. “Ele apenas me disse: ‘se você quer perder tempo com um mendigo’”.

Raimundo sempre escreveu poemas, mas nunca se autodenominou um poeta, segundo Shalla.


Um dos objetivos de Shalla ao criar o Facebook era mostrar o trabalho de Raimundo. “Eu queria usar a tecnologia das redes sociais para aproximar esses mundos diversos, para que as pessoas observem os moradores de rua com outros olhos, para que elas prestem atenção que é possível encontrar outros talentos como Raimundo”, diz.

Sem ter mais notícias sobre sua localização, a família de Raimundo sempre tentou o achar pela internet, e durante todos esses anos, Raimundo já apareceu em revistas, jornais, programas de TV e inclusive documentários. “Mas a maioria do material era antigo e não informava sua localização exata”, conta Josangela Roberta, mulher de Francisco.

Foi quando em setembro de 2011, Roberta buscou na internet o nome de Raimundo para mostrar uma foto dele para a filha de Francisco, e então, fazendo a pesquisa na web, elas localizaram o perfil de Raimundo no Facebook, que havia sido criado por Shalla há menos de dois meses.

Em setembro de 2011, um de seus quatro irmãos, Francisco Tomaz Arruda, que vive em Goiânia (GO), encontrou por acaso na internet sua página na rede social.

Ao encontrar Raimundo na rede social, Roberta levou um susto. “Mandamos imediatamente uma mensagem questionando quem havia feito a página, já que Raimundo era morador de rua”. Shalla logo entrou em contato com a família para dar todas as informações.

Raimundo nunca escondeu que seu grande sonho sempre foi publicar um livro. “Ele conta que chegou a ir a várias editoras, que não lhe deram atenção”, diz Shalla. Depois de voltar a conviver com a família, o próximo passo será concretizar o sonho de Raimundo, segundo Roberta. “Já estamos preparando tudo para que ele volte e vamos lutar para publicar um livro dele”.

Fonte: FayerWayer

Seguidores, visitantes, amigos, amigas, deixe seu comentário dizendo se gostou ou não de nossa postagem. Sua opinião é muito importante para Nós.  Ajude-nos a fazer um blog melhor. Obrigado. Abraxos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário