terça-feira, 19 de junho de 2012

Complexo de vira latas e soberba

Navegando pela net, achei este texto....
Achei o máximo...


A ciclotimia cabocla ou a nossa eterna bipolaridade - para escrever difícil – é fenômeno interessante: passamos sem transição da maior soberba a maior depressão, do rodrigueano complexo de vira latas ao conosco ninguém podemos ou porque me ufano! Com o perdão da má palavra, a assim chamada desindustrialização é exemplo à mão.

O que não se esconde atrás deste palavrão? O complexo de vira latas e a soberba. Simultaneamente. Pelo lado vira latas espécie de fatalidade que nos condenaria a voltar ao campo, às vacas, ao setor primário; pelo lado da soberba a pretensão, o sonho autárquico! Isto é, o gigante pela própria natureza se bastaria! Por outras palavras, seria capaz de produzir tudo! Melhor ainda: seria capaz de competir globalmente em todas as áreas, em todos os setores da economia – do já citado setor primário ao quaternário!

Como diria o turista inglês, suspeito que esta pretensão seja excessiva. Nem os EUA almejam tanto. Nem a Europa unida! Que tal baixarmos a bola? E os impostos...



Seguidores, visitantes, amigos, amigas, deixe seu comentário dizendo se gostou ou não de nossa postagem. Sua opinião é muito importante para Nós.  Ajude-nos a fazer um blog melhor. Obrigado. Abraxos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário