sábado, 20 de agosto de 2011

20 de agosto: Festival de Nêmesis, deusa da vingança.

Nemesis, Roman mármore do Egito, século 2 ( Louvre )

Na mitologia grega , Nemesis ( grega , Νέμεσις), também chamado Rhamnousia / Rhamnusia ("a deusa da Rhamnous ") em seu santuário em Rhamnous , ao norte de Maratona , foi o espírito do divino castigo contra aqueles que sucumbem a arrogância (arrogância perante o deuses). Os gregos personificada vingativo destino como uma deusa implacável: a deusa da vingança. O Nemesis nome está relacionado com o grego palavra νέμειν [némein], que significa "dar o que é devido", como na palavra "economia". Os Romanos igualou o Nemesis grego com Invidia .

Ela é a justiça implacável: o de Zeus no Olimpo esquema das coisas, mas é claro que ela existia antes dele, como suas imagens um aspecto semelhante a várias outras deusas, como Cybele , Rhea , Deméter e Ártemis .

Nemesis, por Alfred Rethel (1837)

Nemesis tem sido descrito como a filha do Oceanus ou Zeus , mas, segundo Hesíodo , ela era uma criança de Erebus e Nix . Ela também tem sido descrita como a filha de Nyx sozinho. Seu culto pode ter se originado em Esmirna .

Em alguns mitologia metafísica, Nemesis produziu o ovo de onde eclodiram dois conjuntos de gêmeos: Helena de Tróia e Clitemnestra , e os Dióscuros , Castor e Pólux . Enquanto muitos mitos indicam Zeus e Leda de ser os pais de Helena de Tróia , o autor da compilação do mito chamado Bibliotheke notas a possibilidade de Nemesis sendo a mãe de Helen, Nemesis, a fim de evitar Zeus, se transforma em um ganso, mas ele se vira em um cisne e companheiros com ela. Nemesis em sua forma de pássaro bota um ovo que é descoberta nos pântanos por um pastor, que passa o ovo para Leda . É desta forma que Leda vem a ser a mãe de Helena de Tróia , como ela manteve o ovo em um baú, até ele se chocou

Em Roma

Invidia (às vezes chamado Pax-Nemesis) também foi adorada em Roma por generais vitoriosos, e nos tempos imperiais era a padroeira dos gladiadores e do venatores, que lutaram na arena com animais selvagens, e foi uma das divindades tutelares da perfuração do solo (Nemesis campestris). Invidia era às vezes, mas raramente, visto na cunhagem imperial, principalmente sob Cláudio e Adriano . No século 3, há evidências da crença em um todo-poderoso Nemesis Fortuna. Ela era adorada por uma sociedade chamada liberto de Adriano. O poeta Mesomedes escreveu um hino ao Nemesis no início do século 2 dC, onde ele se dirigiu a ela

Nemesis, balanceador de asas da vida,
escuro com cara de deusa, filha de Justiça,

e mencionou seu "freios adamantina" que restringem "a insolências frívola dos mortais."

Nemesis em um latão sestércio de Adriano, Roma a.c.

Nos primeiros tempos as representações de Nemesis parecia Afrodite, que às vezes se leva o Nemesis epíteto. Mais tarde, como a deusa donzela de proporção eo vingador do crime , ela tem como atributos uma vara de medir ( tally vara ), um freio , escalas , uma espada e um flagelo , e passeios em uma carruagem puxada por grifos .

Nemesis também é conhecido por ter sido chamado pelo nome de "Adrastia". Amiano Marcelino inclui-la em uma digressão sobre Justiça após sua descrição da morte de César Gallus.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário