segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Plantas que Curam: Violeta

Descrição : Planta herbácea da família das violáceas, perene, acaule, rizoma espesso e vivazes, flores violáceas scuras, raramente lilás ou brancas, caracteríza-se po rum cheiro suavíssomo, frutos em cápsulas. As folhas tem forma de coração, denteadas.

Origem : Originárias da europa e ásia ocidental

Plantio :Prefere os bosques e as zonas sombreadas e úmidas. Porêm é de uma planta muito fácil de ser cultivada, podendo crescer bela e saudável até mesmo dentro de casa. É plantada por meio de sementes em vasos pequenos, misturando-se 2 partes de composto orgânico, 1 de terra e 1 de areia grossa. Plante as sementinhas numa profundidade de 1 cm. O vaso precisa ser mantido à sombra e a terra regada todos os dias, sem encharcar. Por ser uma planta perene, se bem cuidada, irá florescer por muitos anos e garantir flores com um delicioso perfume.

Modo de conservar : Suas pétalas podem ser armazenadas, secá -las à sombra e guardar em saquinhos plásticos pretos, para não receber luz

Propriedades : As raízes são ligeiramente prugativas, as flores são béquicas e sudoríferas.Serve para a tosse, afecções bronquicas, coqueluche, sarampo inflamações de garganta. Cicatrizante de uso externo.

Indicações : Prisão de ventre, provocar o suor, tosse, bronquite, dor de garganta e ferimentos. Coqueluche. Também é usada como perfume e em saladas.

Principios Ativo : violina e ácidos tânicos e salicílico.

Toxicologia : altas doses de rizomas e sementes causam severas gastrites, nervosismo e depressão circulatória e respiratória.

Modo de usar:

- infusão de 15 gramas de flores por litro de água: tosses catarrais, bronquite, asma, coqueluche, sarampo, resfriados, amigdalites, faringites, laringites, inflamações e infecções dos olhos.
- decocção de uma colher de café de raízes por 200 ml de água. Ferver 5 minutos. Duas a três taças ao día: expectorante e hipotensor. 3 a 4 colheres de café por 200 ml de água: emético.
- cremes para os olhos: prevenir rugas.
- cataplasma das folhas ou flores frescas: irritações da pele, inflamações da boca, feridas na gengiva, pruridos, escoriações, picadas de insetos. Em uma xícara de água quente, coloque 1 colher (chá) de flores de Viola odorata. Deixe coberto por uns 15 minutos e depois coe. Usar com um chumaço de algodão ou gaze sobre machucados e escoriações, para facilitar a cicatrização

Creme para a pele : Coloque para ferver meio litro de água e junte 10 colheres (sopa) de folhas e 4 colheres (chá) de Viola odorata. Deixe ferver por uns 10 minutos. Coe ainda quente e vá misturando amido de arroz até obter uma espécie de pasta leve. Junte uma colher (chá) de glicerina e misture bem. Use o preparado para suavizar peles irritadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário