quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Atlântida

Desde a época de Platão, filósofos, estudiosos e escritores tem nos fornecido as mais diversas teorias sobre a Atlântida.

Ao longo da história, encontramos os mais diversos estudos sobre este assunto, dos mais diversos autores. Existem alguns estudos bastantes conhecidos e outros, nem tanto. Um exemplo clássico é o livro A Nova Atlântida, de Sir Francis Bacon. Escrito em 1638, apontava a Atlântida como sendo, simplesmente, a América.

Esta página é dedicada a Ignatius Donnely, autor da obra "Atlântida - Mitos do mundo Antidiluviano", escrito em 1882 e que impulsionou grandemente os estudos sobre a Atlântida.


Donnely foi, provavelmente, o maior entusiasta sobre a Atlântida. Seu livro, apesar de possuir algumas informações exageradas ou errôneas, continua sendo uma grande fonte de referência e encorajo qualquer um que deseje saber mais sobre este assunto a começar por esta belíssima obra.


A partir deste ponto, iremos dar uma olhada nas principais teorias sobre a Atlântida e sua respectiva localização.

"Culturalmente, a Atlântida serve de explicação para certos conhecimentos existentes desde os tempos mais antigos, e que seriam mais facilmente explicados se supuséssemos a existência de uma civilização mais antiga..."

" A civilização e o progresso humano, como podemos ver na Idade das Trevas e em outros exemplos mais modernos, nem sempre evoluem continuamente. Às vezes parecem hesitar, estagnar e até regredir."

" Se estivéssemos tentando desvendar alguns dos mistérios da pré-história, quantos fatos a Atlântida poderia explicar!"

Charles Berlitz
Em "O Mistério da Atlântida"
Ed. Nova Fronteira


Você sabia...

Que na idade média, os irlandeses tinham tanta certeza da existência da "Ilha de São Brendan" (como era chamada por eles), que foram realizadas 6 (seis) expedições a fim de encontrá-la, além de tratados para dividi-la quando assim a fosse?

Que existe uma espécie de roedor norueguês, chamado lemo, que quando sua população cresce excessivamente, eles atravessam o país até chegar ao mar, nadando para o oeste? Lendas locais afirmam que os lemos tentam nadar para uma terra que existia a oeste, onde havia comida em abundância.

Que os pássaros migratórios que cruzam o oceano da Europa para a América do Sul, quando se aproximam dos Açores, começam a voar em círculos concêntricos, como se procurassem uma terra onde estivessem acostumados a pousar para descançar e se alimentar? Não a encontrando, seguem viajem. Isso também acontece na viajem de volta.

Que existem na Bretanha antiqüíssimas "avenidas" de menires as quais descem pelo litoral do Atlântico e continuam sob o mar? Alguns estudiosos acreditam que estas devam levar à cidades gaulesas que agora jazem sob o mar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário