terça-feira, 17 de novembro de 2009

Animais de estimação - a melhor terapia


Conhecemos há muito tempo as felicidades que animais de estimação trazem para a nossa vida. Agora os médicos também reconhecem seu valor terapêutico, especialmente para crianças, pessoas com doenças mentais e idosos que podem ter sido separados de seu próprio animal de estimação.

A idéia de permitir que cães visitem hospitais e asilos veio de um amante de cães. Ele percebeu a tristeza de muitos idosos que têm de separar-se de seus companheiros caninos quando vão para asilos. Em 1983, com a ajuda de voluntários, foi criada uma instituição de caridade: Animais de Estimação Como Terapia (PAT). Desde então, mais de 14.500 cães já fazeram parte do programa.

Outro programa piloto, o Curso de Proficiência com Animais de Estimação, deve ser testado na Inglaterra ainda este ano. O programa mira jovens de sete a onze anos e permite a interação com um animal de estimação para aprender os fatos mais importantes em relação a um animal.

Participantes do programa, Kathryn Salomon e seu cão, Dora, voluntárias do PAT, recentemente visitaram uma turma de 10 crianças de 11 anos em uma escola chamada St Albans School, no centro de Londres.

Ela contou sobre a visita que fizeram a uma casa para jovens adultos com problemas de aprendizado, explicando como suas visitas são importantes para os que não podem participar de atividades sociais em casa. Também houve uma seção de perguntas e respostas para as crianças.

Como a maior parte das crianças morava em apartamentos e nunca tinham tido um cão, algumas sentiram-se tensas na companhia do animal. Após Dora ter feito sua magia, Kathryn ouviu uma das garotas dizer que, depois de ter passado a mão em Dora, não teria mais medo de cães. Outra contou que tinha tanto medo de cães que havia pensado em ficar em casa.

As crianças aprenderam um pouco sobre ter animais de estimação, alimentação, brincar e higiene.

Cinco escolas, incluindo Chalfont St Giles Middle School, participaram do programa. Outro cão, Lily, foi levada à escola para ensinar às crianças o que é propriedade responsável. A professoras Sara Daish disse: "Um animal de estimação pode ter um papel muito importante na unidade familiar e é necessário que as crianças saibam cuidar deles."

Nenhum comentário:

Postar um comentário