segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Como prevenir que um cão lata constantemente


É natural um cachorro latir, mas os vizinhos podem achar irritante o latido ou choro de um cão. Em muitos casos, os donos nem sabem do problema, pois o cão late quando estão fora de casa. Pela lei, o latido de um cão pode ser considerado poluição sonora. Caso o dono não tente fazer nada sobre o latido do cão, pode ser processado.

Cães latem porque não são naturalmente animais solitários e gostam da segurança de um grupo familiar. Em especial, cães de estimação vêem seus proprietários como uma famí­lia substituta e alguns ficam tristes quando são deixados em casa. Seu cão pode latir simplesmente por estar se sentindo só, ou entediado, ou porque está com algum problema médico. Se acha que este pode ser o caso, leve-o ao veterinário.

Bom treinamento e afeição garantem que seu cão possa diferenciar pessoas que podem entrar na casa e intrusos. O melhor é treinar seu cão desde jovem para que não lata para tudo que se move. Alguns cães não querem que você os deixe, então é melhor que os acostume a ficarem em casa sozinhos, várias vezes ao dia, por diferentes períodos de tempo. Não faça festa para seu cão quando for deixá-lo só. Inicialmente, você pode deixar o cão sozinho em uma sala diferente e não ir lá até que fique quieto. Se o cão late porque quer saber o que está acontecendo lá fora, deixe-o longe da janela.

Caso o cão queira muita atenção, talvez seja uma boa idéia deixar o rádio ligado quando estiver fora de casa. Se for passar um longo perí­odo fora, tente pedir para que alguém venha e solte-o no jardim, peça também que deixe bastante água e alimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário