quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Cachorros: identificando e resolvendo stress canino

Muitos de nós sofremos de estresse em algum momento de nossas vidas, mas você já pensou que este problema pode afetar nossos cães também? Segue uma forma de identificar sinais de estresse canino e como lidar com a situação.

Há muitas razões para um cão ficar estressado. Certas situações estressam mais alguns cães do que outros. Exemplos de situações estressantes incluem: ser deixado só, estar com fome ou sede, mudança de rotina, dor e doença, discussões familiares, não poder fazer suas necessidades, falta ou excesso de exercí­cio e visitas regulares (como, por exemplo, o carteiro).

Fora de casa, um cão pode ficar estressado devido a barulhos altos como fogos de artifí­cios ou aviões, uma viagem de carro, vento excessivo, calor, frio, trovão, muitas caminhadas e também se não puder relaxar em paz.

Cães estressados podem mostrar sinais fí­sicos e comportamentais. Fique de olho nos indicadores: caspa, coceira, respiração ofegante, aparência ansiosa, mau hálito, tremedeira, perda de apetite e branco do olho ficando avermelhado.

Seu comportamento também irá mudar, então fique de olho em: inquietação, agressividade, latidos, uivos, choro, ficar se lambendo ou mordendo, correr atrás de seu rabo ou reações excessivas à campainha.

Tente identificar momentos em que ele se estressa e, caso não seja possí­vel, interfira para eliminar. Isso certamente poderá ajudá-lo a ficar mais tranqüilo quando a situação passar.

Idéias simples a considerar são: mudar sua rotina, dar-lhe bastante espaço quando encontrando outros cachorros e pessoas, permitir com que faça tanto parte da famí­lia quanto possí­vel (já que cães não conseguem viver bem sozinhos por longos períodos de tempo) e também abrace-o e massageie-o bastante.

Exercí­cio demais não é bom para um cão estressado. Tente limitar seus perí­odos mais energéticos, por exemplo correr atrás de uma bola a duas ou três vezes por semana. No dia seguinte, deixe que durma bastante antes de fazer qualquer coisa que inclua excitação.

Isso pode soar estranho, mas você deve tentar ser um modelo para seu cão. Faça um esforço para reagir calmamente a situações do dia a dia, seu cão deve seguir o exemplo. No entanto, se gritar em situações estressantes, ele pode achar que você está fora de controle e pode tentar tomar a posição de liderança.

Em resumo, não podemos dar a nossos cães uma vida completamente livre de estresse que, em ní­veis moderados, não fazem mal. O conhecimento que você tem de seu animal de estimação faz com que você possa reduzir os ní­veis de estresse da mesma forma em que ele lhe anima em um dia ruim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário