sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Plantas que Curam: CARAMBOLEIRA - Averrhoa carambola


Descrição : Da família das Oxalidaceae. Também conhecida como carambola, camerunga; schwindler (alemão); carámbolo, carambolero (espanhol); carombolier (francês); Star Fruit, carambold, coromandel gooseberry (inglês). árvores de porte pequeno, bem ramificada. As folhas são alternas e pinadas. com 5 a 10 fólios ovais. As flores pequenas, de coloração prupurina, nascem e cachos. O fruto é uma baga. de formato oval ou elíptico, de coloração amarelo-esverdeado, contendo 5 gomos salientes. Possui ou não, 2 sementes com arilo. Sua reprodução é feita por sementes em regiões de climas quentes, não tolerando geadas. A colheita das folhas deve ser realizada antes da floração, e os frutos , cujo sabor é agridoce, quando maduros.
Parte utilizada: flores, folhas, frutos.
Origem : Índia e Malásia.
Modo de Conservar : Os frutos maduros podem ser comsumidos frescos. As folhas e os frutos maduros podem ser secos ao sol, em local ventilado e sem umidade. Guardar em sacos de papel ou de pano, em separado.

Princípios Ativos: água, hidratos de carbono, proteínas, gorduras, vitamina A, B1, B2, B5, C; sais minerais (cálcio, fósforo e ferro); ácido oxálico.

Propriedades medicinais: aperiente, antidisentérica, antiescorbútica, febrífuga, refrigerante, vermífugo.

Indicações: aczema, afecção dos rins e bexiga; diabete, disenteria, escorbuto, febre, picada de animal peçonhento.

Nota: O caldo da carambola é usado popularmente para eliminar ou atenuar manchas de ferrugem em panos e em objetos de metal.

Contra-indicações/cuidados: pessoas com intestino preso devem evitar o consumo. Se consumida em grande quantidade, por um longo período, pode causar o surgimento de pedras nos rins, devido ao ácido oxálico.

Modo de usar:

- in natura ou na forma de geléias, sucos, doces, compotas, sorvetes e como ingrediente para coquetéis de sabor tropical e refrescante;
- folhas amassadas em aplicação externa: picadas venenosas;
- suco da fruta: vermífugo, febres;
- fruto: eczemas, afecções dos rins e bexiga;

- decocção das folhas: diabetes.
Diabetes; em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sopa de folhas picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá de manhã, em jejum, e outra antes das principais refeições.

Afecções da pele, picadas de insetos; em um copo, coloque o suco de 3 frutos e o suco da metade de uma laranja. Adicione água mineral. Misture bem e adoce, a gosto, tome 1 copo, 2 vezes ao dia.

Posologia: Adultos: 1 copo de suco, ate 3 vezes ao dia, para afeições febris, hipertensão arterial e destinei-as; O emplastro de 3 colheres de sopa de folhas frescas piladas, em uso tópico, para afeições da pele; O fruto fresco ou suco e usado como anti-escorbutico e também como refrigerante ínterno; Crianças usam de 1/3 a 1/2 dose; O fruto sob forma de geléias, conservas e passa, e usado na culinária por seu sabor exótico.

Farmacologia: Não há estudos publicados sobre a planta, mas seu alto teor de ácido oxalico e vitamina C, garantem algumas das indicações e sua principal contra-indicação.

2 comentários:

  1. Nunca sei se é de dia, a hora que você vai ver, então: Bom dia!!!!!Boa terde!!!!Boa noite!!!!!

    ufá, até que enfim uma fruta que eu amoooooooo, rsrs

    Ei sorria sempre para lua, que ela vai te acolher sempre.

    Beijinhos de mar.
    Lua.

    ResponderExcluir
  2. Geralmente eu só vejo quando chego em casa, tipo agora...
    São 10:13 da manhã aqui e 23:13 ai por causa do horário de verão rs
    Você acredita que eu nem me lembro do gosto da carambola?!
    Comi poucas vezes... rs
    Beijosssssss

    ResponderExcluir