sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Plantas que Curam: Cânfora - Cinnamomum camphora


Sinônimos botânicos: Planta da família das laureacea, também conhecida como erva cavaleira e rabugem de cachorro. A canforeira é extremamente decorativa, indicada para ornamentação de vias publicas e também para quebra-ventos

Habitat: Ásia Oriental, particularmente da ilha de Formosa, Japão e China Meridional. História: Depois de ocupar a ilha de Formosa (Taiwan), o Japão organizou o próprio monopólio da produção e comercio da Cânfora natural e sua essência, que perdurou ate a perda do seu domínio em 1944. Para combater este monopólio, foram feitas plantações de canforeiro em outros países (Java, Estados Malaios, Austrália, Florida, Brasil, Argélia, etc.), porem a organização japonesa inutilizou estas tentativas; Após a II Grande Guerra, com o desenvolvimento da indústria da síntese química da Cânfora, em particular nos EU A, finalmente caiu o monopólio japonês; Vinagre dos quatro ladrões de Marselha: por volta de 1300, enquanto se alastrava uma epidemia de peste negra, quatro bandidos marselheses executavam assaltos nos locais infestados pela peste, saqueando casas e o comercio. Era mistério o fato de passarem incólumes pelos locais infestados, o segredo era uma mistura com a qual enxaguavam a boca e limpavam as mãos. A sua receita chegou ate os dias de hoje.

Parte utilizada : Óleo essencial.

Princípios ativos : Compostos da série aromática:p-cimeno, eugenol, safrol; Aldeidos; Ácidos graxos; Terpenos: alfa-pineno, nopineno, canfeno, dipenteno, cariofileno, cadineno, bisaboleno, canfazuleno; Álcoois: borneol, linalol, alfa-terpinol; Cetonas: Cânfora, piperitona; Oxidos: cineol

Propriedades medicinais: Usos etnofarmacologicos: anti-septica, estimulante, excitante, anti-reumática, parasiticida, anti-nevralgica, revulsiva, anestésico local, anti-térmica, anti-diarreica,anti-helmintica, moderadora das secreções sudoral e láctea.

Indicações: enjôos, gases, contusões, dores musculares, reumatismo, frieiras. Como sedativo, nas doenças nervosas, hipocondria, histerismo, convulsões, epilepsia, melancolia, nevralgias, reumatismo


Aromaterapia : Estimulante dos nervos.

Contra-indicações/cuidados: Pode causar irritação da pele no uso tópico, e intoxicação pela absorção e inalação dos vapores; Eczema e dermatite de contato podem surgir após o uso de óleo contendo Cânfora Precauções: Vide efeitos colaterais.

Efeitos colaterais: Muito comum em crianças, leva a intoxicação O estado de intoxicação mostra espasmos, delírio, e perturbações do controle respiratório. O tratamento e sintomático; Uma dose de menos de 1g pode ser considerada letal para crianças muito novas; A DL50 para adultos 6 de 20g. Mas a intoxicação em adultos pode surgir a partir de 2g.

Posologia: Vinagre aromático para fricções e massagens: macerar 10 dias, 400g de vinagre d maga, 50g de álcool a 90°, 50g de ervas f rescas: sumidades floridas de alfazema, folhas de laranjeira, folhas de alecrim, folhas de hortelã, folhas de sálvia; Após os dez dias dissolver 4g de Cânfora em 10g de ácido acético, juntando aos outros ingredientes. Filtrar o liquido. Para dores causadas por traumas ou reumáticas; Aguardente canforada: misturar 300g de aguardente a 60° e 5g de Cânfora triturada. Conservar o liquido em uma garrafa bem tapada e emprega-lo para f riccionar os músculos doloridos; Loção: 200g de óleo de rícino desodoriza-do, em banho-maria. Juntar 10gr de essência de bergamota e 5 gr de Cânfora Deixar em banho-maria por 1 hora. Massagens três a quatro vezes ao dia a região atingida pela f rieira; Plantas que sot reram acao do vento ou ausência de água, rapidamente recuperam força e vigor se forem regadas com água canforada: 1 colher de café para cada litro; Espalhar alguns cubinhos pelos armários, estantes e gavetas, as roupas e livros estarão protegidos contra traças; Vinagre dos 4 ladrões - desinfetante: 20g de sumidades floridas de alguma destas plantas: losna, alecrim, sálvia, hortelã, arruda ou flores de afazema,30g de cada: canela, nóz-moscada, cravo e alho. 5g de Cânfora e 1250g de vinagre de vinho branco ou maga ou arroz; Macerar por dez dias, filtrar o liquido. Serve para limpar as feridas e desinfetar as mãos que tenham tocado qual-quer coisa infectada Interação

Farmacologia: Utilizada na terapêutica, a Cânfora vem sendo substituída por outras substâncias, algumas de constituíção química análoga; Da madeira triturada dos troncos e submetida a manufaturações oportunas, extrai-se o produto conhecido pelo nome de Cânfora, com qualidades anti-sépticas, estimulantes e excitantes. Externamente e utilizado por suas propriedades revulsivas, que se associam a sua ação anestésica local.
Possui propriedades parasitiadas. Atua sobre o ststema nervoso cereal produz ação benéfica sobre o centro respiratório com c aumento da amplitude dos movimentos respiratórios ser-acelerar o ritmo; E um cardiocinetico. pois estimula : músculos cardíaco e reforça a sistole. regularize as pulsações e a pressão sanguínea; O óleo canforado, embora seja um cardiotonico eficiente, deve ser administrado com acompanhamento medico; A Cânfora e usada também na produção de celuloide, matéria-prima no fabrico de produtos, plásticos, tintas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário