Google+ Followers

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Entenda um pouco sobre o Terremoto de Tokai

 
Atividade sísmica inclinada para baixo a partir do canto superior direito (sudeste) para o canto inferior esquerdo (noroeste) é ao longo da Placa do Mar das Filipinas que submerge. A partir da distribuição de estes terremotos, é aparente que a Placa de Mar filipino é subduzindo sob a região Chugoku-Shikoku. O ângulo de subducção no perfil A é ligeira, mas varia de moderada a acentuada no perfil B, e mais profundamente a atividade sísmica é visto aqui.
[Compilado de dados a partir de Tóquio, Kyoto, Kochi e Universidades] 

A Placa do Mar das Filipinas é que submerge em direção à região de Chugoku, Shikoku do Trough Nankai, que fica no Oceano Pacífico, ao largo da costa de Shikoku.

Os terremotos que ocorrem perto do limite de placa ao largo da costa de Shikoku são classificados como (um) terremotos Interplate que ocorrem devido ao movimento escorregando no limite entre a Placa do Mar subduzindo filipino ea placa de terra e (b) terremotos que ocorrem em um tanto áreas mais profundas dentro da placa que submerge Mar das Filipinas.

1) terremotos Interplate causada pela subducção da Placa do Mar das Filipinas

Grandes terremotos desse tipo têm ocorrido ao longo da calha Nankai. O movimento do solo sísmico destes terramotos cria danos em uma área ampla, e gera tsunami que causa danos no Oceano Pacífico costa da região de Kanto para a região de Kyushu-Okinawa. Alguns dos maiores terremotos no Japão foram desse tipo. Um exemplo é o 1707 terremoto Hoei (M 8,4), com uma ampla região de origem da parte ocidental da Baía de Suruga para o oeste Shikoku. Estes terremotos recorreram no passado, e há muitos relatos de los em registros históricos.

Um desses terremotos mais velhos ocorreu em 684. Além de danos causados ​​pelo movimento do solo sísmica em toda a região, os registros indicam que muitos navios foram afundados pelo tsunami na Tosa, e que os campos ficaram submersas devido à deformação crustal. Terremotos posteriores ocorreu em 887, 1096 e 1099, 1361, 1498, 1605, 1707, 1854, 1944 e 1946. Portanto, grandes terremotos de M 8 ou assim recorreram a intervalos de 100-150 anos ao longo da calha Nankai.

A área em que estes grandes terramotos ocorrer é de certa forma definida. Esses terremotos cuja fonte região estende-se ao largo da costa de Shikoku ao largo da costa da península de Kii são chamados terremotos Nankai. Terremotos cuja fonte é região mais a leste do que a de Terremotos Nankai são chamados terremotos Tokai. O Terremoto de Tokai próxima, que são a causa de grande preocupação tem uma região de origem ao longo da calha Suruga. Comparado com os terremotos Tokai do passado, esta região fonte é muito menor.

Os grandes terremotos ao longo da calha Nankai ter ocorrido simultaneamente ou em uma série de regiões de origem adjacentes. Muitos daqueles que têm continuado em uma série ter começado no lado leste (Terremoto de Tokai) e mais tarde mudou-se para o lado oeste (Earthquake Nankai). Por exemplo, esses grandes terremotos podem ocorrer ao longo de vários meses ou anos, como o terremoto Tonankai 1944 (M 7,9) seguido dois anos depois pelo terremoto Nankai 1946 (M 8,0). Em outros casos, esta série pode ocorrer ao longo de um tempo muito curto, tais como o 23 de dezembro de 1854 Ansei Terremoto de Tokai (M 8,4), seguido 32 horas mais tarde, em 24 de dezembro, por o Terremoto de Nankai Ansei (M 8,4). Além disso, dois terremotos têm ocorrido quase simultaneamente na área de Tokai e a área de Nankai. Um exemplo é o 1605 Terremoto Keicho (M 7,9) e 1707 Terremoto Hoei (M 8,4), que são pensados ​​para ter ocorrido durante toda a área marítima de Tokai para Nankai.

Comparado a terremotos em outras regiões do Japão, estes sismos ocorrem em intervalos bem compreendidos. O movimento do solo sísmica e do tamanho do tsunami diferem consideravelmente com cada ocorrência, no entanto. Por exemplo, o terremoto de 1605 Keicho gerou um tsunami que atingiu o Oceano Pacífico costa da região de Kanto de Kyushu, no entanto, não havia quase nenhum dano gravado a partir de movimento do solo sísmica. Portanto, sugere-se que este era um "terremoto tsunami" ("terremoto lento" ou "terremoto de baixa freqüência"), cuja falha deslizou mais lentamente do que a de um terremoto normal.

Um olhar sobre o movimento da crosta terrestre na região de Shikoku mostra que a área perto de Cape Muroto estendido na direção noroeste-sudeste durante o período em que o terremoto de 1946 Nankai ocorreu. Além disso, Cabo Muroto, que normalmente regride, elevado cerca de 1 metro durante o terremoto. Esses fenômenos indicam que o terremoto causou a crosta Shikoku-lado para andar muito para o lado Oceano Pacífico um. Este tipo de movimento crustal perto de Cape Muroto e Ashizuri Cabo acompanhado por grandes terremotos ocorreu várias vezes ao longo da calha Nankai pelo menos nos últimos 100 mil anos. Perto do Cabo Muroto, em particular, não há terra plana com terraço (terraços costeiros), onde revoltas do fundo do mar raso ter ocorrido no passado. Este era conhecido por ter sido litoral cerca de 125 mil anos atrás, mas este site já foi levantada a uma altura de cerca de 200 m acima do nível do mar. Além disso, nos arredores da cidade de Kochi, na parte traseira de Cabo Muroto no lado noroeste diminuiu cerca de 1 metro no máximo durante o terremoto Nankai 1946. Os danos foram causados ​​por um fluxo de água do mar.

Desde o terremoto Nankai 1946, a compressão foi observado ao longo Shikoku no sentido noroeste-sudeste. Isso indica que o acúmulo de estirpe tenha começado, preparando o terremoto Nankai seguinte, causada pela subducção da Placa Mar das Filipinas.

2) Os terremotos no interior da placa que submerge Mar das Filipinas

A profundidade dos terremotos na Placa do Mar das Filipinas subduzindo é cerca de 30 km perto do Oceano Pacífico costa, no centro de Shikoku. Para o norte, por exemplo, perto da linha mediana Tectonic, essa profundidade se estende a cerca de 40 km. A profundidade é mais ao norte claro. Pequenos terremotos periodicamente ocorrem dentro da Prata Mar subduzindo Filipinas sob a região de Shikoku, mas grandes terremotos destrutivos são desconhecidas. Uma teoria, no entanto, sustenta que o terremoto 1789 no sul da Prefeitura de Tokushima (M 7,0) ocorreu dentro da Prata Mar subductada filipino.

Em contraste, os terremotos que ocorrem periodicamente da parte ocidental do Mar Interior de Seto para a área perto do Canal Bungo parecem estar relacionados com a área de ocorrência de terremotos profundos que ocorrem abaixo Kyushu (terremotos no interior da placa do Mar das Filipinas subductada abaixo Kyushu ). Vários terremotos são conhecidos por terem causado danos ao litoral em torno da parte ocidental do mar interno de Seto para a área perto do Canal Bungo. Contas históricas indicam que os terremotos destrutivos de o M 7 ou assim ocorreu em 1649 (M 7,0), 1686 (M 7-7,4), e 1854 (M 7,3-7,5). Um terremoto que ocorreu após 1868 (o início da era Meiji era) era de 1905 Terremoto Geiyo (M 7 1/4). Estes terremotos também estão pensados ​​para ter ocorrido em locais um pouco mais profundas dentro da placa subductada, embora os locais não foram definidos. Além disso, o terremoto de 1968 no Canal Bungo (M 6,6) eo terremoto de 1979 na parte ocidental do mar interno de Seto (M 6,1), foram os eventos dentro da placa subductada em locais um pouco mais profundas.

Ocasionalmente dano tenha sido causado por grandes terremotos que ocorrem dentro de placas subductada profundas abaixo da região de Kyushu.

...

Este texto foi traduzido "literalmente" do inglês para o português, por isso algumas partes fiquem difíceis de se entender, mas há como ter uma idéia do que já aconteceu aqui no Japão.
Acredito que seja uma forma de entendermos sobre o que é o Terremoto de Tokai que os japoneses tanto falam e o porquê de haver tanta certeza que ele ocorrerá em breve.

2 comentários:

  1. o Homem acha que controla tudo né?
    A Natureza não, infelizmente muitos são sacrificados quando "Ela" age.
    A natureza é límpida, que em segundos muda tudo e todos.

    Ei amigo, você corre algum risco se isso vier a acontecer????

    Tenha uma semana linda e aconchegante.
    Beijos de maçã.
    Lua.

    ResponderExcluir
  2. Sim Amiga.
    Quando este terremoto acontecer, irá atingir em cheio onde moro, pois moro na região de tokai.
    Por isso mesmo que fiz esta postagem, para alertar as pessoas, para mostrar o porque deste terremoto.
    Fala-se muito dele, mas pouco se explica o porquê dele existir...
    Espero que ajude alguém a entender.
    Beijocas

    ResponderExcluir