sábado, 4 de fevereiro de 2012

Plantas que Curam: CÂNFORA DE JARDIM - Artemisia camphorata


Descrição : Planta da família das Asteraceae. Também conhecida como canforeira, alcanfor, cânfora, cânfora-das-hortas, canforinha, canfrinho, macelinha canforada. Os indígenas da região andina sempre conheceram e utilizaram a planta medicinalmente.
Partes utilizadas : raizes, ramos e folhas.

Princípios Ativos: óleos essenciais, derivados de cânfora (submetida a uma série de reações, desdobra-se em: borneol, isso-borneol, canfano, cimol carvacrol, quinona de cânfora, ácido canfórico).

Propriedades medicinais: antinevrálgica, antiepiléptica, anti-reumática, anti-séptica, calmante, descongestionante das vias respiratórias, sedativa.

Indicações: contusão, distúrbios neurológicos e cardíacos, distonias neurovegetativas com comprometimento cardiovascular, dor muscular, feridas, hemorragia uterina, neurose cardíaca, picada de inseto, reumatismo. dores musculares, picadas de insetos.

Parte utilizada: folhas, ramos, raizes

Contra-indicações/cuidados: Em pacientes com ulceras gastrointestinais e doenças renais crônicas. Bebes e crianças abaixo dos 5 anos.

Efeitos colaterais: Não causa danos a saúde ou efeitos colaterais usada dentro das doses terapêuticas descritas.O uso da planta fresca ou de seu óleo volátil em alias doses pode causar irritação da mucosa do trato gastrointestinal. O uso tópico da planta fresca por períodos longos pode causar irritação da pele.

Modo de usar:

Uso externo:
- cataplasma s, compressas, fricções: 4 vezes ao dia:
- infusão;
- extrato bruto aquoso;
- alcolatura: macerar as folhas na cachaça ou álcool de cereais, deixar em local escuro por dez dias.
- utilizada no álcool, externamente: dores musculares, picadas de insetos, distúrbios neurológicos e cardíacos, feridas, contusões e hemorragia uterina.
Uso interno:
-infusão: 3 a 4 folhas, 3 vezes ao dia ;
-Extrato bruto aquoso de 3 folhas, 3 vezes ao dia.
Posologia:
Adultos: Uso externo: Cataplasma das folhas frescas vaporizadas em água quente, 4 vezes ao dia ou; fricções com a tintura da planta inteira, 4 vezes ao dia; 10 a 20ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídos em água; 8g de erva fresca {2 colheres de sopa para cada xícara de água) de panes aéreas em infuse 2 vezes ao dia, com intervalos menores que 12h e antes das 17h para infecções do trato urinario e como diuretico. A tintura pode ser usada topicamente em fricções no couro cabeludo e em com-pressas sobre a pele devendo ser retirada após 5 minutos. A tintura das raizes expele ancilostomos; 8g de erva fresca (2 colheres de sopa para cada xícara de água) de partes aéreas em infuso com leite ou mel como expectorante; Suco das folhas frescas ou salada das folhas e flores, para todas as indicações na dose de 30g ao dia. Os botões florais e frutos podem ser consumidos sob a forma de conserva;
Crianças : acima dos 5 anos usam de 1/6 a 14 dose de acordo com a idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário