quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Plantas que Curam: Cana de Açucar - Saccharum officinarum


Descrição : Notável agente de conservação da carne e do peixe, e no estado de solução concentrada, de quaisquer doces, compotas, geléias, xaropes e medicamentos. Além de fornecer a garapa, o álcool, a cachaça, o açúcar mascavo, a cana-de-açúcar nos fornece também o tão usado açúcar refinado utilizado em grandes quantidades na indústria alimentícia. Desde longos anos se procura transformar a garapa, devidamente fermentada, em vinho branco, porém difícil é excluir por completo o aroma e o sabor característicos da cana, pois enquanto estes persistirem, não será um vinho perfeito. O bagaço da cana foi largamente empregado como combustível, além do que é uma fonte rica de celulose.

Propriedades : Distúrbios dos rins, fadiga, estômago, aumentar lactação, insônia, parasitas intestinais, anginas, úlceras da córnea, rachas dos seios, aftas, envenenamento, pneumonia, tuberculose, escarlatina, erisipela, cólera, febres, vômitos da gravidez

Indicação : É um alimento nutritivo e do qual não se perde partícula nenhuma, retardador da fadiga e fonte poderosa de energia, queimando-se parcialmente no sangue, matendo sempre a tensão muscular, sendo que os músculos em ação rejeitam qualquer outro alimento, dando-lhe preferência, mas não basta à alimentação humana, por faltar-lhe o nitrogênio. Substância que excita a secreção das glândulas salivares e a atividade do estômago, todavia sua exagerada ingestão pode ter sérias consequências, tais como a constipação do ventre, as afecções das gengivas, a corrosão dos dentes, a ulceração da boca, assim como os embaraços gástricos e uma super-secreção do ácido úrico. Na região amazônica, o suco do colmo da planta, duas vezes ao dia, é utilizado para aumentar a lactação e para tratar a insônia. Na região da Mata Atlântica, a infusão das folhas é usada como antidiurético, ao passo que decocção das raízes é amplamente usada como diurético e contra hipotensão. A decocção dos bulbos é usada contra distúrbios dos rins e para expulsão de parasitas intestinais. Outras indicações incluem a referência de que a espécie é útil internamente contra resfriados e anginas e externamente, contra úlceras da córnea, rachas dos seios, aftas, envenenamento com arsênico, chumbo e cobre, além de o açúcar servir para combate à pneumonia, tuberculose, escarlatina, erisipela, cólera, febres, vômitos da gravidez. Muito utilizado na indústria farmacêutica, o açúcar entra para corrigir e mascarar o sabor desagradável de certos medicamentos, que se administram em forma de xaropes, elixir, es, pastilhas, etc. O mais simples dos xaropes se prepara somente com água e açúcar. Sua simplicidade se supera quando se usa água destilada. Se nesta água se encontram dissolvidas substâncias adequadas, resultam os xaropes medicinais. No lugar da água, pode-se preparar também com infusões e cozimentos de plantas, ou com suco de ervas e frutos, e neste caso o açúcar atua como conservador e evita que entrem em fermentação e se decomponham.

Principios Ativo : Do extrato das raízes foi isoladåo éter glicosídeo aromático denominado vaniloil-1-O-beta-glucosídeo acetato. Foi isolado também o policosanol, um álcool alifático com alto peso molecular, capaz de diminuir os índices de colesterol em voluntários hipercolesterolêmicos. O policosanol também foi capaz de prevenir as lesões espontâneas ateros-cleróticas e na isquemia cerebral em animais. O efeito antioxidante do policosanol foi observado sobre a peroxidação lipídica de membrana de fígado. Além de hipocolesterolêmico, é antiplaquetário e não apresentou efeito tóxico.

Modo de Usar : Aumentar a lactação, tratar insônia O suco do colmo da planta, duas vezes ao dia. Diurético, hipotensor decocção de suas raízes. Anti-diurético infusão das folhas Distúrbios dos rins e combater parasitas decocção dos bulbos.

Contra-indicações/cuidados: não encontrados na literatura consultada. Porém nenhuma planta deve ser consumida em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário