terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Plantas que Curam: Capuchinha - Tropaeolum majus



Descrição : Planta da família das Tropeoláceas.Também conhecida como agrião-do-méxico, agrião-grande-do-peru, agrião-maior-da-índia, capuchinha-de-flores-grandes, capuchinha-grande, chagas, flor-de-chagas, capucina, capuchinho, chagas-de-flores-grandes, chagas-da miúda, cinco-chagas, cochlearia-dos-jardins, coleária-dos-jardins, curculiare, flor-de-sangue, mastruço, mastruço-do-peru, nastúrcio, nastúrio, sapatinho-do-diabo. Herbácea resteira, de caule mole, suculento e retorcido. As folhas são arredondadas, de cor verde-claro, apresentando 5 veias e um longo pecíolo que sai do meio da folha. As flores são isoladas ao longo do pedúnculo e o seu cálice é uma peça dividida em 5 partes, com um esporão. As tonalidades vão do branco ao vermelhor-excuro, passando do laranja, salmão e amarelo. O fruto é formado por três aquênios pequenos, de coloração esverdeadas. toda a planta exala um perfume muito agradável. É comestível, com sabor fresco e picante, semelahnte ao do agrião, podendo as folhas e flores serem consumidas em forma de saladas. Seus frutos podem ser preparados como alcaparra, com água e sal. Terrenos incultos, melhora a saúde do pêssego (atrai nematóides), amiga da couve e do repolho. Afasta pragas. É muito encontrada nas encostasd das montanhas. Pode ser cultivada em vasos e jardins e canteiros, desde que receba o sol diretamente durante 4 horas por dia. O plantio, por meio de sementes, deve ser feito em local definitivo, em qualquer época do ano. Floresce permanentemente e a colheita deser ser feita na época da formação de um bom volume de folhas e flores.

Partes Utilizadas - Folhas, flores e sementes

Origem : Peru e México, Foi levada à europa pelos descobridores.

Plantio : Multiplicação: por semente ou estacas (ramos); Cultivo: originaria dos Andes, prefere clima ameno, mas tolera qualquer clima, desde que bem adubada com matéria orgânica e irrigada. Por ser uma trepadeira exige tutoramento, seus ramos podem chegar até 3 metros; Colheita: colhem-se as folhas o ano todo.

Princípio ativo : Glucosinolatos: glucotropaeolina, que se transforma em isotiocianeto de benzila; Vitamina C; Curcubita-cinas B e E; Acidos graxos: acido erucico, acido 11 -cis-eiconsenico, acido oleico, acido clorogenico; Oxalatos; Flavonoides: isoquercetina, glicosideos quercetinicos, pelargonidina, caempferol; Oleos essenciais: benzil-mustardico; Carotenoides: luteina e zeaxantina; Glicosideos sulfurados; Sais minerals: ferro, calcio, enxofre, iodo, potassio; Agu-cares: malto-se, glicose e frutose; Mirosina; Resinas; Pigmentos; Pectina; Substancias bactericidas.

Propriedades medicinais : Usos etnofarmacologicos: diuretica, emenagoga, anti-reumatica, anti-ofidica, diaforetica, pulmonar, laxante e anti-inflamatbriadasviasurinarias.

Modo de conservar : De repferência, utilizar frescas as folhas, botões florais e flores. Pode -se também seca-las à sombra, em local ventilado e sem umidade. Guardar em sacos de paepl ou de pano.

Indicações ; Folhas e flores ricas em vitamina C, combate bronquites, expectorante. anticatarral, combate queda de cabelos, previne prisão de ventre, bom para pele. Abre o apetite, facilita a digestão e são calmantes. Trata de infecções urinárias.

Dosagem : Atualmente foi valorizada principalmente pelos restaurantes finos, que servem suas folhas e flores em saladas nutritivas e atraentes.Suas folhas contém grandes quantidades de vitamina C, de reconhecidas propriedades anti-escorbúticas. Comer suas folhas e flores cruas em saladas, ajuda a combater o início da gripe, abre o apetite e favorece a digestão. O suco das folhas é auxiliar na expectoração, ajudando a acalmar a tosse. Se consumida à noite, a Chaguinha atua contra a insônia. O sabor das folhas e flores da chaga lembra o agrião; as sementes, conservadas em vinagre, são conhecidas como alcaparra dos pobres, e podem perfeitamente substituir a própria na preparação de pratos.

Mode de usar : Suco fresco - expectorante e calmante - infusão - 4 colheres de sopa de folhas picadas ou 2 de sementes em 1 litro de água. Tomar 3 a 4 xícaras de chá ao dia. Em uso extreno, reduzir a quantidade de água à metade. Pó dos frutos secos é purgativo.

Afecções pulmonares; expectorante : em um pilão, coloque 2 colheres de sopa de folhas frescas. Amasse bem, e em seguida, adicione 1 xícara de chá de leite quente. Coe em uma peneira. Tome 1 xícara de chá, 2 vezes ao dia, podendo ser adoçado com mel.

Diurético; desinfetante das vias urinárias: em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sopa de folhas frescas ou secas picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e ccoe. Tome 1 xícara de chá, 2 vezes ao dia. recomennda-se nào tomar este infuso após as 17:00 horas.

Alimento nutritivo : em um recipiente, coloque 1 pnhado de folhas e flores frecas picadas, 1 cebola média picada, 1 maçã picada e 1 xícara de chá de trigo para quibe já preparado. Tempere com sal e limão. Deve-se ser consumida antes das principais refeições.

Fortalece o couro cabeludo; cabelos fortes e brilhantes; crescimento de cabelo; prevenção da queda de cabelo. em um pilão, coloque 2 colheres de sopa de folhas frescas de capuchinha e 2 colherers de sopa de folha frescas de bardana. Amasse bem e acrescente 1 xícara de chá de álcol de cererais a 80%. Deixe em maceração por 5 dias. Coe em um pano, espremendo bem. APlique a loção no couro cabeludo, fazendo uma ligera fricção. Espere 5 minutos e enxágue com água morna. Repita 1 vez por semana.

Contra-indicações/cuidados: não encontrados na literatura consultada. Porém nenhuma planta deve ser consumida em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica.

3 comentários:

  1. Muito boa essa informação, já utilizei esta planta e fiquei realmente muito imprescionada com o resultado em micoses. Amassei a folha e passei no local e foi como um passe de mágica no dia seguinte não tinha mais coceira e a mancha desapareceu.Sou testemunha disso.Foi uma pessoa que indicou e deu muito certo comigo.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa informação, já utilizei esta planta e fiquei realmente muito imprescionada com o resultado em micoses. Amassei a folha e passei no local e foi como um passe de mágica no dia seguinte não tinha mais coceira e a mancha desapareceu.Sou testemunha disso.Foi uma pessoa que indicou e deu muito certo comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz com seu comentário, pois a maioria das plantas eu nunca usei... rs
      Obrigado de verdade.
      Abraxos

      Excluir