quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Animais abandonados em Fukushima sofrem com inverno

 Membros do Clube do Canil do Japão mostram animais resgatados na área 
ao redor da usina nuclear de Fukushima
Reuters

Cachorros e gatos que foram abandonados na zona de isolamento de Fukushima após a crise nuclear do ano passado no Japão, e têm de sobreviver a altos níveis de radiação e falta de comida desde então, agora também enfrentam o inverno congelante da região.

"Se forem deixados, dezenas deles irão morrer todo dia. Diferente de animais bem alimentados que podem se manter aquecidos com a gordura do próprio corpo, os que estão famintos irão morrer", afirmou Yasunori Hoso, que coordena um abrigo para quase 350 cachorros e gatos que foram resgatados da zona de isolamento de 20 quilômetros em torno da usina nuclear.

O governo permitiu a entrada temporária de grupos de proteção aos animais na zona de isolamento, em dezembro, para resgatar os animais sobreviventes antes do severo inverno chegar, mas Hoso afirmou que ainda há muitos cães e gatos na área.

Um terremoto de magnitude 9,0 e um enorme tsunami, em 11 de março, deflagraram o maior acidente nuclear do mundo em 25 anos e forçou os habitantes a fugirem da região próxima da usina nuclear de Fukushima, e muitos deles tiveram de abandonar seus animais. Muitos cachorros e gatos foram deixados para trás.

Mais de 150 mil pessoas de Fukushima ainda não podem voltar para suas casas e quase a metade delas é da zona de exclusão.

Enquanto o Japão se concentra em conter o acidente nuclear e proteger pessoas da radiação, Hoso, diretor que representa o Clube do Canil do Japão, tenta salvar o máximo de animais possível da zona isolada ou cuidas dos bichos de estimação das pessoas que estão nos abrigos em que os animais são proibidos.

Fonte: Alternativa Online

2 comentários:

  1. Abandono existem em toda parte do mundo, que realidade triste.
    Que pena...
    O Ser humano ainda está muito longe da evolução.
    Mais ainda bem que existem anjos espalhados pelo mundo, para tentar ajudar.
    Fique bem.
    Beijos de luz.
    Lua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade minha amiga, uma realidade triste, mas existem os "anjos" como você falou!!!
      Pena que eu moro em apartamento rs
      Acho que se fosse casa, iria ser terrível... Rs
      Beijos

      Excluir